Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETTE LOURENCO DA SILVA ARAGAO

DISCENTE : MARIA GORETTE LOURENCO DA SILVA ARAGAO
DATA : 29/10/2018
LOCAL: A combinar

ASSISTÊNCIA SEGURA: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS PRATICOS DE GRADUANDOS EM SAÚDE, EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

Assistência Segura; Ensino-aprendizagem; Educação Permanente.

A segurança do paciente, tal como ela é vista hoje e da forma como é debatida, tem estreita relação com a melhoria da qualidade. A assistência segura à saúde converteu-se em um indicador de qualidade e destina-se a prevenção dos eventos adversos, tais como: quedas, erros na administração de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros cirúrgicos, infecções hospitalares, manuseio inadequado de dispositivos e equipamentos médico-hospitalares. Este projeto teve como objetivo analisar o impacto na prática hospitalar de graduandos em saúde em um Hospital Universitário, após capacitação de conhecimentos sobre assistência segura. O estudo quase-experimental, longitudinal, com abordagem quantitativa. A população foi composta por discentes de cursos de graduação de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante estágio curricular obrigatório: 94 discentes de medicina, a partir do 10º período e 12 alunos de enfermagem, do 9º período do curso, que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados com os alunos de medicina iniciou-se no mês de janeiro e se estendeu até junho de 2017. Com os graduandos de enfermagem a coleta iniciou-se no mês de março e foi concluída em junho de 2017. Para a pesquisa foi utilizado um questionário estruturado com perguntas fechadas, utilizando a Escala de Likert, respondido individualmente pelos alunos no início e no final do estágio. Os discentes de medicina realizavam também uma prescrição médica de um caso clínico predeterminado no início e no final do estágio. Resultados: a análise do impacto da atividade prescrição médica, comparativos entre grupos e momentos das avaliações (antes e depois) dos alunos de medicina ocorreu melhora discreta na conformidade dos itens de prescrição médica, quando a mesma foi avaliada por membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HUOL. Quanto aos questionários, ocorreu piora significativa na reposta aos itens do questionário, respondidos pelos alunos do internato de medicina, comparando o antes e o depois da atividade. Em relação aos questionários dos alunos de enfermagem ocorreu melhora significativa na reposta aos itens respondidos, comparando o antes e o depois da atividade.

Externo ao Programa - 3149599 - ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
Interno - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS