Banca de DEFESA: BARNORA THERESA DANTAS

DISCENTE : BARNORA THERESA DANTAS
DATA : 17/10/2018
LOCAL: Sala RUTE - Terceiro andar do HUOL

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TRABALHO EM EQUIPE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE.

Trabalho em equipe, Residência, Competência Profissional, Equipe de Assistência ao Paciente, Urgência e emergência.

Objetivo: Implantar o uso de estratégia ativa de ensino-aprendizagem e de avaliação para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe entre alunos de uma Residência Multiprofissional em Saúde. Metodologia: pesquisa quase-experimental, de abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo residentes multiprofissionais de um hospital universitário nos anos de 2017 e 2018. O ensino do trabalho e educação  interprofissional utilizaram como estratégia a construção coletiva em pequenos grupos com o plano de groove. O trabalho em equipe foi avaliado com TOSCE (Team Objective Structured Clinical Examination). Resultado: as estratégias tanto de ensino quanto de avaliação foram utilizadas de forma inédita no programa de residência multiprofissional, sendo bem aceitas pelos participantes. Partindo da prática reflexiva interprofissional foi possível elaborar estratégias para o TIP e EIP, sendo a comunicação, o trabalho em equipe e as relações profissionais  as competências ressaltadas pelos profissionais/residente/aluno como de maior importância para tanto. , Considerações finais: As estratégias inovadoras permitiram dinamizar e aprimorar o desenvolvimento das competências para o TIP e EIP, sendo reconhecidas como momentos de efetivo de EIP durante a formação dos participantes.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS