Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE LIMA PESSOA

DISCENTE : THIAGO DE LIMA PESSOA
DATA : 24/05/2018
LOCAL: 4º subsolo do HUOL

Ensino de segurança do paciente em ambiente virtual de aprendizagem

Segurança do Paciente; Educação em Saúde; Educação à distância.

Eventos adversos impactam significativamente na segurança do paciente, além de prolongar tempo de internação e aumentar custos da assistência à saúde. A adoção de protocolos assistenciais e a promoção do ensino sobre o tema “segurança do paciente” são medidas que objetivam a redução dos riscos relacionados à assistência. O ensino à distância surge como uma estratégia viável para a formação e educação permanente de alunos e profissionais de saúde em segurança do paciente. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo estruturar um módulo e avaliar a reação e a aprendizagem dos alunos em relação a uma estratégia inovadora para o ensino de segurança no processo de medicação em ambiente virtual. A metodologia utilizada no estudo foi uma pesquisa ação-formação com o desenvolvimento de um módulo – Segurança do paciente no processo de medicação - e, por meio do modelo de Kirkpatrick, foram desenvolvidos questionários de satisfação e testes para avaliar, respectivamente, a reação e aprendizagem dos participantes. Da amostra de 185 participantes, foi possível identificar que o módulo em ambiente virtual foi satisfatório como estratégia educacional, obtendo uma pontuação mediana de 96,1% (93,0% - 97,3%) e com coeficiente de Cronbach satisfatório (0,8). Em relação ao nível de aprendizagem, após a aplicação do pré e pós-teste, foi observado o aumento das notas (de 8,1 para 8,6) dos participantes com significância estatística (p<0,05). O curso em ambiente virtual de aprendizagem apresentou conteúdo dinâmico e interativo, proporcionando uma maneira criativa de abordar a prática diária e os riscos inerentes ao processo de medicação. Com isso, pode-se concluir que o ensino à distância foi efetivo como uma estratégia de ensino para o tema segurança do paciente, sendo uma ferramenta que pode ser utilizada para inserção da segurança do paciente no currículo das profissões de saúde em nível de pós-graduação ou em processo de educação permanente.

Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Externo ao Programa - 2432313 - RAND RANDALL MARTINS