Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMAR ALEXANDRE DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEMAR ALEXANDRE DE MORAIS
DATA: 17/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório Coordenação Medicina
TÍTULO:

CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DO RESIDENTE VISANDO A MELHORIA DO ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA UFRN.


PALAVRAS-CHAVES:

Urgência, Emergência, OSPE, Internato e Residência, Graduação


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia
RESUMO:

A residência médica é considerada o padrão-ouro na formação de especialistas, sendo caracterizada por treinamento em serviço, com 80-90% da carga horária dedicado à prática. Por ter maior parte do tempo dedicado à assistência, comumente estudantes de graduação em medicina tem bastante contato com o médico residente. Estima-se que até 25 % do tempo dos residentes é dedicado ao ensino, contribuindo principalmente como facilitador do ensino. Apesar dessa contribuição, os residentes não recebem nenhuma capacitação docente. Este trabalho tem o objetivo introduzir conteúdos pedagógicos de iniciação à docência, como parte da formação do médico residente inserido no programa de residência médica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado HUOL da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, envolvendo médicos residentes dos programas de residência médica desse serviço. Três etapas foram idealizadas: elaboração e planejamento de um curso de capacitação pedagógica para o residente, associado a um conteúdo técnico motivador (suporte básico à vida - SBV); segunda etapa, execução do curso planejado, envolvendo estudantes do curso de medicina e residentes, para testagem do modelo pedagógico escolhidos, proporcionando ajustes no planejamento para a intervenção com residentes; e por fim, a replicação do curso para residentes. Foram feitas duas estações de prática de SBV com a avaliação de desempenho através do OSPE (Objective and Structured Practical Examination). A capacitação pedagógica foi pautada no ensino das microhabilidades, one minute preceptor e da técnica de feedback. Utilizou-se metodologias ativas de ensino-aprendizado, feito através do panorama sobe e desce, da dramatização da relação preceptor-aluno e de feedback imediato das atividades realizadas durante o curso. A coleta de dados das atividades foi feita através de uma ficha de avaliação preenchida no final do curso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externo ao Programa - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 15/11/2015 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao