PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: RAIANE SILMARA NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIANE SILMARA NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 23/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de videocomferência do Google Meet
TÍTULO:

A formação de estudantes do curso de Licenciatura em música da EMUFRN atuantes no projeto Som Azul 


PALAVRAS-CHAVES:

In this research, the aim is to develop a case study in order to understand the training of student monitors of the Music Degree course working in the Som Azul extension project, offered by the Braille Musicography and Inclusion Support Sector (SEMBRAIN), located at School of Music at the Federal University of Rio Grande do Norte – EMUFRN. The project makes room for Undergraduate Music students to practice the knowledge obtained during the training process, or even develop new skills from a direct relationship with the sector. From this perspective, we can consider that the project becomes a preparatory stage for the possible challenges that monitors may face in the basic education network. In this way, this research seeks to understand how the formation of students in the Music Degree course at UFRN takes place, based on their performance in the Special Music Education project Som Azul. The methodology adopted for this work will be the descriptive case study within a qualitative approach, as it is understood that such an approach would enable a broader view of the researched context. It is expected, in this way, to further motivate further discussions related to the inclusion and training of music teachers, who are capable of providing significant experiences in the lives of students with disabilities.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Nesta pesquisa, visa-se desenvolver um estudo de caso a fim de compreender a formação dos monitores estudantes do curso de Licenciatura em Música atuantes no projeto de extensão Som Azul, oferecido pelo Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (SEMBRAIN), localizado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN. O projeto abre espaço para os alunos do curso de Graduação em Música praticarem os conhecimentos obtidos durante o processo de formação, ou mesmo desenvolverem novas competências a partir de uma relação direta com o setor. Diante dessa perspectiva, podemos considerar que o projeto se torna uma etapa preparatória para os possíveis desafios que os monitores poderão encontrar na rede básica de ensino. Dessa forma, esta pesquisa busca compreender como se dá a formação de estudantes do curso de Licenciatura em Música da UFRN a partir da sua atuação no projeto de Educação Musical Especial Som Azul. A metodologia adotada para este trabalho será o estudo de caso descritivo dentro de uma abordagem qualitativa, por entender que tal abordagem possibilitaria uma visão mais ampla do contexto pesquisado. Espera-se, desse modo, motivar ainda, maiores discussões relacionadas à inclusão e formação de professores de música, estes que são capazes de proporcionar vivências significativas na vida dos alunos com deficiência. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Interno - 1017535 - TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
Externa à Instituição - VALÉRIA PERES ASNIS
Notícia cadastrada em: 31/01/2022 11:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao