PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: DANILO NOGUEIRA DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO NOGUEIRA DE MORAIS
DATA : 30/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PREPARAÇÃO VOCAL NO TEATRO MUSICAL BRASILEIRO: estratégias de construção da sonoridade para a cena cantada.


PALAVRAS-CHAVES:

Preparação vocal. Teatro Musical. Sonoridade Vocal. Cena cantada.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo
identificar, analisar e aplicar estratégias de preparação vocal a fim de contribuir na
construção da sonoridade do personagem para a cena cantada no Teatro Musical.
Trata-se de um estudo sobre técnica vocal e as práticas interpretativas do ator
durante a canção. O trabalho é direcionado a atores, cantores, preparadores vocais,
professores de canto e pesquisadores da área. Após uma reflexão introdutória, é
apresentado o resultado de uma pesquisa bibliográfica baseada sobretudo em
autores como Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999),
Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) sobre a
técnica vocal e a pedagogia do canto, Cardoso (2016); (2017), Esteves (2014) a
respeito da sonoridade e práticas interpretativas no Teatro Musical brasileiro, entre
outros autores. Na sequência, é apresentado um estudo de caso em um grupo de
extensão de Teatro Musical da Escola de Música da UFRN com atores amadores
onde, inicialmente, são apontadas as características e necessidades vocais dos
alunos. Ao mesmo tempo, é apresentada uma investigação e discussão sobre as
estratégias de preparação vocal para o Teatro Musical usadas por profissionais
reconhecidos na área e atuantes no mercado brasileiro. Tais estratégias dão base
para a elaboração de uma proposta experimental de preparação vocal para Teatro
Musical a qual é adaptada e aplicada no grupo estudado, sendo tal processo
relatado no capítulo seguinte. Por fim, são apresentadas as avaliações feitas
durante e ao final do processo, apontando os resultados identificados. A pesquisa
conclui que ao preparar vocalmente o ator iniciante para espetáculos de Teatro
Musical é importante que se ensine as técnicas básicas do canto, aplicando o nível
de fala na voz cantada e desenvolvendo recursos vocais para que se possa
expressar diferentes personalidades e emoções por meio de um processo de estudo
cênico e de sua própria interpretação. Durante a prática da canção é necessário
também que seja feito um estudo do texto e da música, investigando o seu estilo e
os elementos que a compõem, propondo uma sonoridade vocal que melhor
comunique as características identificadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE DE OLIVEIRA BÁDUE
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo ao Programa - 3235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 14:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao