PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: CALEBE ALVES TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CALEBE ALVES TEIXEIRA
DATA : 30/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE VIOLONCELISTA A PARTIR DO ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE

A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE VIOLONCELISTA A PARTIR DO ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE­­­____________________________________________________________________


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino online, Musica e Tecnologia, Violoncelo


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Esta pesquisa enfoca o ensino e aprendizagem no violoncelo por meio do uso de tecnologias digitais de comunicação e informação utilizando recursos online. O ensino de música online já ocorre em instituições renomadas em países do exterior de forma bem estabelecida. No Brasil apesar de termos algumas instituições e ramos de pesquisa pioneiros neste formato. Desde o ano de 2019 notamos uma necessidade de compreensão dos processos de aulas online - assíncronos e híbridos - de forma sistematizada na integração entre violoncelistas e formação musical. Como procedimento metodológico foi realizado um curso online de violoncelo com duração de três meses com vinte alunos oriundos de diferentes estados do Brasil e do Peru no ano de 2020. O desenvolvimento dos alunos foi observado ao longo de um planejamento de aulas híbridas de instrumento, e ao longo do período observamos um amadurecimento na autonomia no estudo individual. Durante o curso foram realizados questionários com o intuito de coletar o relato dos alunos antes e depois da experiência do curso. Os dados foram analisados com base nas respostas dos questionários em conjunto da avaliação dos professores durante o período de aulas e demonstraram um progresso técnico nos alunos além de criação de novos vínculos musicais. Coletamos e analisamos dados da turma de violoncelo do Festival de Música em Casa (FIMUCA) realizado de forma online pela UFRN em julho de 2020. O ensino de música mediado virtualmente apresenta desafios, entretanto é uma ferramenta que possibilita a inclusão de alunos e músicos em localidades distantes dos centros de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE
Externa à Instituição - FRANCINE KEMMER CERNEV - UnB
Externo ao Programa - 3089788 - JULIO CESAR DE MELO COLABARDINI
Notícia cadastrada em: 09/08/2021 10:55
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa15-producao.info.ufrn.br.sigaa15-producao