PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIANY RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIANY RODRIGUES DE SOUSA
DATA : 02/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A influência do cotidiano na aprendizagem musical: uma pesquisa no Curso de Iniciação Artística da EMUFRN – CIART.


PALAVRAS-CHAVES:

Cotidiano. Infância. Educação Musical. Musicalização Infantil.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as principais influências dos elementos do cotidiano na aprendizagem musical dos alunos de uma turma do 1º ano (tarde) do Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN. Para tanto, buscou-se compreender os contextos culturais das crianças; verificar de que forma são delineados os seus cotidianos; identificar os elementos do cotidiano que as crianças traziam para a aula de música; e identificar as relações que elas constroem entre os conteúdos e elementos musicais trabalhados em sala de aula e suas vidas diárias. Este estudo está alicerçado em autores e autoras da Sociologia, da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia e da Educação, tais como Heller (2000), Sarmento (2003), Gomes (2008), Ariès (2011) e Giddens (2012). A pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso etnográfico (MARTUCCI, 2001; MOREIRA, 2002; ANDRÉ, 2005). Quanto à produção dos dados, esta foi composta por observação participante, produção de diário de campo, entrevista semiestruturada em formato de roda de conversa e produção de desenhos com as crianças, além de entrevista semiestruturada com os pais/responsáveis pelas crianças da turma. Também foram produzidas fotografias e gravações de áudio e vídeo. A partir dos dados obtidos, até o momento, foi possível perceber que as crianças relacionaram os conteúdos trabalhados nas aulas de música e aos elementos de suas vidas cotidianas fora da sala de aula. Dessa forma, elementos musicais se transformavam em diversas coisas. No contato com símbolos, instrumentos, sonoridades e músicas, as memórias de objetos e de fatos já conhecidos ou vivenciados eram suscitadas. Nesse movimento dialógico, as crianças foram construindo a sua aprendizagem musical. Ao se depararem com os elementos musicais, elas estabeleciam uma conexão com os objetos e as vivências de seus cotidianos, ressignificando-os e construindo um novo saber. Considera-se que este trabalho tenha relevância para uma compreensão reflexiva da relação entre a vida cotidiana das crianças e as práticas em educação musical, colaborando com o grupo envolvido na pesquisa, no sentido de dar suporte à construção de um processo educativo cada vez mais coerente e significativo. Ao identificar os elementos do cotidiano que as crianças trazem para a sala de aula e compreender como estes aspectos influenciam em sua aprendizagem musical é possível refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e, a partir disso, conduzi-lo de maneira mais eficiente e adequada à aprendizagem musical destas crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Interno - 079.106.026-85 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS
Externa à Instituição - ANGELITA MARIA VANDER BROOCK SCHULTZ
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 13:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao