PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: CALEBE ALVES TEIXEIRA

DISCENTE : CALEBE ALVES TEIXEIRA
DATA : 24/04/2021
LOCAL: Videoconferência

A Formação Do Intérprete Violoncelista A Partir Do Ensino E Aprendizado Online­­­­­­­­­­­­­­­­­

Ensino Online, Música e tecnologia, Violoncelo

Esta pesquisa enfoca o ensino e aprendizagem no violoncelo por meio de tecnologias digitais de comunicação e informação utilizando recursos online. O ensino de música online já ocorre em instituições renomadas em países do exterior de forma síncrona. No Brasil apesar de termos algumas instituições e ramos de pesquisa pioneiros neste formato, notamos com a pandemia do COVID-19 uma necessidade de compreensão dos processos assíncronos e híbridos de forma sistematizada na formação musical. Como procedimento metodológico foi realizado um curso de violoncelo com duração de três meses com vinte alunos oriundos de diferentes estados do Brasil e do Perú. O desenvolvimento dos alunos foi observado ao longo de um planejamento de aulas híbridas de instrumento, e ao longo do período observamos um amadurecimento na autonomia no estudo individual. Durante o curso foram realizados questionários com o intuito de coletar o relato dos alunos antes e depois da experiência do curso. Os dados foram analisados com base nas respostas dos questionários em conjunto da avaliação dos professores durante o período de aulas e demonstraram um progresso técnico nos alunos além de criação de novos vínculos musicais. Coletamos e analisamos dados da turma de violoncelo do Festival de Música em Casa (FIMUCA) realizado de forma online pela UFRN em julho de 2020. O ensino de música mediado virtualmente apresenta desafios, entretanto é uma ferramenta que possibilita a inclusão de alunos e músicos oriundos de localidades distantes dos grandes centros de ensino.

Presidente - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE
Interna - 1533086 - JOANA CUNHA DE HOLANDA
Interno - 1149504 - RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 09/04/2021 08:39