O ENSINO DE TROMPA A PARTIR DOS MANUSCRITOS DO MÉTODO TREINOS FUNCIONAIS PARA TROMPA DE ADALTO SOARES.
Material didático. Método para trompa. Treinos Funcionais para Trompa. Adalto Soares.
Este trabalho visa contribuir com o desenvolvimento da área da pesquisa em trompa. Tal área, assim como a pesquisa em música no geral tem apresentado crescimento significativo nas últimas décadas, mas ainda carece de desenvolvimento. A presente pesquisa tem como objetivo geral verificar e analisar as características técnicas e metodológicas contempladas pelos manuscritos do material didático desenvolvido pelo trompista Adalto Soares, intitulado “Treinos Funcionais para Trompa” (versão de janeiro de 2021), tendo como objetivos específicos: Identificar os aspectos técnicos contemplados; Observar como estão organizadas as diversas técnicas da trompa e fundamentos teórico-musicais abordados no material analisado; Investigar abordagens metodológicas intrínsecas a esse material; Verificar possibilidades de abordagens a partir de conceitos definidos na literatura investigada e analisar os conteúdos identificados a partir de concepções apresentadas pelo autor e relacioná-las com parâmetros observados na bibliografia estudada. A pesquisa foi constituída a partir da análise do material didático e apresenta um viés metodológico qualitativo, onde foram verificadas as nuances metodológicas utilizadas na concepção e no posterior desenvolvimento do material. Além disso foram abordadas as questões técnicas presentes nos exercícios e a análise de tal material juntamente com entrevista semiestruturada e observações de aulas formaram um conjunto de dados que cruzados com o referencial teórico geraram os resultados da pesquisa. A partir das entrevistas e das observações foi possível perceber como o material é organizado e aplicado pelo autor, os conteúdos abordados, a importância como referência para o cenário nacional além das principais características didáticas que se destacam na concepção utilizada.