PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: LAÍS LUANA SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS LUANA SANTOS OLIVEIRA
DATA : 30/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A INTERPRETAÇÃO DE TRÊS CANTOS DE IEMANJÁ PARA VIOLONCELO E PIANO DE MARLOS NOBRE ATRAVÉS DO OLHAR DOS RITMOS AFRO-BRASILEIROS PRESENTES NA OBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Marlos Nobre; Violoncelo; Ritmos Afro-brasileiros; Três Cantos de Iemanjá; Música brasileira


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Essa pesquisa realiza uma análise de aspectos técnicos e interpretativos da obra Três Cantos de

Iemanjá para Violoncelo e Piano do compositor Marlos Nobre (1939), com o intuito de

contextualizar o intérprete nos aspectos da música afro-brasileira presentes na peça. O

compositor utiliza elementos característicos como células rítmicas, melodias, nuances, que se

relacionam com instrumentos percussão da música afro-brasileira. Estão presentes na obra os

ritmos do Maracatu, Coco e gêneros gêneses do Choro como Modinha, Lundu e Habanera.

O procedimento metodológico constou de estudo biográfico do compositor e foram de obras

compostas por ele que têm ligação com a cultura afro-brasileira. Em um segundo momento

foram pesquisados autores como Carvalho (1998), Silva (2014), Costa (2017), que discorrem

sobre a cultura afro-brasileira. Posteriormente foram realizados experimentos com o intuito de

incorporar os aspectos da música afro-brasileira na interpretação além de performances e

gravações.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALBA CHRISTINA BOMFIM SOUZA - UFPI
Presidente - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE
Interno - 1017535 - TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 20/12/2020 11:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao