PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: LIANA MONTEIRO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIANA MONTEIRO DE ARAÚJO
DATA : 19/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 25 Escola de Musica
TÍTULO:

Aprendizagem Musical mediada pela interação entre mãe-filho autista


PALAVRAS-CHAVES:

aprendizagem musical em família; mediação na aprendizagem musical; música e autismo; interação mãe-filho autista.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semiestruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical (AAM) em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical), e dos resultados relacionados aos níveis de mediação maternos em três atividades musicais específicas, foi possível destacar quais as atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, evidenciamos a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes a educação musical da pessoa com autismo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo à Instituição - VIVIANE DOS SANTOS LOURO - UFPE
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa21-producao.info.ufrn.br.sigaa21-producao