PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAELL MOTA ALVES

DISCENTE : RAPHAELL MOTA ALVES
DATA : 20/06/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

UM ESTUDO DE IDIOMATISMO NA FANTASIA-SONATA DELL’ IMMIGRAZIONE DE THIAGO COLOMBO

Fantasia-Sonata Dell’Immigrazione. Violão. Thiago Colombo. Idiomatismo

Este trabalho estuda, através da obra Fantasia-Sonata Dell’Immigrazione (2014), do compositor brasileiro Thiago Colombo de Freitas (n.1981), uma forma de associar a identificação idiomática ao processo de criação da performance, levando em consideração o fato de que quanto mais se conhece sobre uma obra, mais ferramentas e mais autoridade o músico possui para fazer suas escolhas performáticas. Para que o objetivo fosse alcançado, algumas escolhas metodológicas foram utilizadas, tal qual uma entrevista com o próprio compositor, a fim de que fossem, inicialmente, obtidos dados que complementassem e confirmassem ou não, alguns pressupostos, como, por exemplo, a referência à cultura italiana em todo o processo de concepção da obra em questão. Além disso, foi adotada para a identificação idiomática, a delimitação referencial de Nascimento (2013). Foi possível constatar que as expectativas relacionadas ao uso de referências à cultura italiana (diretamente ligadas a um dos tipos de idiomatismos aqui abordados) estavam corretas, tendo o compositor se utilizado das mais variadas formas de evocá-la na sua composição. Fato este que, em alguns casos, foi determinante no processo das escolhas performáticas. Espera-se ainda, que as ideias aqui desenvolvidas tenham um papel de contribuição no espaço acadêmico e musical, servindo como um referencial teórico para trabalhos futuros e também para o norteamento de qualquer músico que se interesse pela obra aqui utilizada como objeto de pesquisa.

Presidente - 1301266 - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Interno - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA