PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA FREIRE DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAYARA FREIRE DE SOUSA SILVA
DATA : 19/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

O EDUCADOR MUSICAL MULTI-INSTRUMENTISTA: uma investigação a partir das narrativas de professores de música em múltiplos contextos


PALAVRAS-CHAVES:

Multi-instrumentista; Educação Musical; Atuação Docente


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Este trabalho aborda a atuação do músico multi-instrumentista enquanto educador musical. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa (BRESLER, 2000) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida (JOSSO, 2004 SAHAGOFF, 2015; CUNHA, 2009). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – escola de educação básica, escola especializada e terceiro setor (ONG e igreja evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características de multi-instrumentista. Para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural (GROSSI, 2003; ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2015; QUEIROZ, 2004; FIGUEIREDO, 2011; BELLOCHIO, 2003), o Educador Musical Intercultural (OLIVEIRA, 2003; MATEIRO, 2003; PENNA, 2006) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista (RAUBER, 2017; PRESSER, 2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, seus espaços de atuação e os impactos que essa sua característica causa na aprendizagem dos alunos e na carreira docente desse educador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo à Instituição - JUSAMARA VIEIRA DE SOUZA - UFSM
Externo ao Programa - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Notícia cadastrada em: 13/06/2018 08:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa18-producao.info.ufrn.br.sigaa18-producao