PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: JOSE HERIKSON DANTAS DO AMARAL

DISCENTE : JOSE HERIKSON DANTAS DO AMARAL
DATA : 18/12/2017
LOCAL: Sala 25 Escola de Musica

SABERES DOCENTES NO ENSINO DE MÚSICA EM BANDAS DE MÚSICA: um estudo multicaso com três maestros no Alto Oeste Potiguar

Saberes docentes; banda de música; maestros de banda

Os estudos sobre os saberes que são adquiridos pelos professores em formação e como esses saberes se articulam na atuação docente, tem se configurado como um tema relevante nos debates sobre educação na contemporaneidade. Nesse contexto, considerando as bandas de música como um dos espaços onde se articulam saberes para a atuação e formação do professor de música, este estudo apresenta uma pesquisa realizada com três maestros que atuam respectivamente em três bandas de música da região do Alto Oeste Potiguar, com o objetivo de conhecer e refletir sobre quais saberes docentes estão presentes na prática desses maestros, como se constituem e de que forma cada maestro articula esses saberes durante a sua prática pedagógico-musical. Os estudos de Maurice Tardif (2014), Leão e Carvalho (2016), Gauthier (2013), entre outros, em diálogo com outros autores da educação musical sobre o tema, fundamentam teoricamente o estudo. A metodologia utilizada tem uma abordagem qualitativa, em que foi escolhido como método de pesquisa, o estudo multicaso. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações participantes nos ensaios. Foram selecionados três maestros com perfis de formação distintos, sendo um bacharel, um licenciado e um autodidata, atuantes, cada um, em uma das bandas de música do Alto Oeste Potiguar. Foi descrito o contexto de atuação de cada um deles e, a partir da análise das entrevistas, foram destacadas 06 (seis) categorias para análise: saberes musicais; relações interpessoais; experiência com performance de mais de um instrumento musical; importância das iniciativas autodidatas; experiência em diferentes grupos musicais; e experiência de liderança de grupos musicais. Após a análises dos dados, o estudo indica uma reflexão sobre a importância de se propor uma formação inicial que contribua com a formação de profissionais para atuar no contexto das bandas de música, tendo em vista que são espaços bastante sólidos de atuação profissional e poderão contribuir para uma reflexão sobre os saberes necessários ao professor de música para atuar nesse espaço de ensino.

Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS