PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANA MONTEIRO DE ARAÚJO

DISCENTE : LIANA MONTEIRO DE ARAÚJO
DATA : 13/10/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista

aprendizagem musical em família; mediação na aprendizagem musical; música e autismo; interação mãe-filho autista;

O presente estudo se situa no diálogo entre as áreas de educação musical espec ial e educação, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inc lusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral compreender como se dá a mediação da aprendizagem musical por meio da interaç ão mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa , por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semiestruturada com as famílias selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na interação mãe-filho, conforme análise preliminar, lendo todas as respostas das entrevistas, e com base na literatura enfocada na pesquisa e objetivos, identificamos seis (6) categorias. São elas: a) relação família-música; b) importância da música para o autista; c) fortalecimento de vínculos da interação mãefilho autista; d) influência da aprendizagem musical na rotina familiar; e) demandas do autista às mães; f) significado da música para mães. Esperamos que como resultados, sejam evidenciados a import ância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e pr áticas educacionais sobre o tema em foco, e assim, ampliar os conhecimentos referentes a educação musical da pessoa com autismo.

Externo ao Programa - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo à Instituição - VIVIANE DOS SANTOS LOURO - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/10/2017 15:54