PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍRA SOARES CABRAL

DISCENTE : MAÍRA SOARES CABRAL
DATA : 26/09/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de Mestre Geraldo

Coco de Zambê. Performance. Transmissão Musical

O presente trabalho tem por objetivo apresentar dados de uma pesquisa em andamento, porém em já avançado estágio de coleta e análise de dados. No capítulo que será submetido à qualificação, o quinto, referente à performance dentro do contexto do Coco de zambê de Mestre Geraldo, apresento dados seguidos por análises que nos serviram de lastro para que pudéssemos melhor compreender como são tecidas as complexas redes de sociabilização mediadas pela música dentro do referido grupo. Apresentamos aspectos sobre o contexto familiar, as relações de trabalho que atualmente desenvolvem, sobre suas relações com os símbolos contidos na ritualização de seu ato performático, entre outros aspectos. Também foram contemplados aspectos que tratam sobre mudança e continuidade dentro dessa cultura e a perspectiva dos próprios sujeitos quanto à sua música e de como esta lhes serve como forte elemento de afirmação identitária e de como ela concorre para que sejam reconhecidos como sujeitos importantes dentro da comunidade em que vivem e para além dela. Apontamos, também, a transmissão musical como o fio condutor de todas essas tramas sociomusicais, servindo, entre outras coisas, para que essa cultura, mesmo em constante processo mudança, permaneça viva.

Presidente - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Interno - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 2212127 - ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 11/09/2017 08:28