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Banca de QUALIFICAÇÃO: EMERSON CARPEGIANNE DE SOUZA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON CARPEGIANNE DE SOUZA MARTINS
DATA: 04/04/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

O ensino e aprendizagem de música no projeto Conexão Felipe Camarão: estudo de caso


PALAVRAS-CHAVES:

música; educação musical; práticas de ensino; músicas de tradições; repertórios.


PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

O presente trabalho é resultado da pesquisa a respeito das práticas de ensino de música tradicionais no contexto do projeto social Conexão Felipe Camarão da Organização Não-Governamental (ONG) TerrAmar, Zona Oeste de Natal-RN. Desse modo, são apresentados dados da localização do projeto (KISIL, 20002) - conceito, questões sociais da comunidade, acessibilidade, descrições das oficinas, brincadeiras do folclore local, como o Boi de reis do Mestre Manoel Marinheiro, o Mamulengo de Chico Daniel e a Capoeira de Angola do Mestre Marcos e demais atividades de ensino nas oficinas de música do projeto. O aporte teórico perpassa a história da música (FONTERRADA,2005); (SANTIAGO, 2008), tanto na Educação Musical (ARROYO, 1990; 1999; 2000; 2002), (PENNA, 2002; 2008); (BELLOCHIO, 2003), quanto da Etnomusicologia (BLACKING, 2007), (NETTL, 1983; 1992; 1995). E nesse sentido, adentrando a questões a questões da educação básica (BEINEKE, 2015), diversidade de contextos de ensino de música em projetos sociais e ONGs (ALDA, 2003; 2006), (DEL-BEM, 2003), (KLEBER, 2006; 2011; 2015) e do ensino de música popular (GREEN, 2012) e práticas sociais de ensino de música (SOUZA, 2004). Assim, a pesquisa qualitativa (BRESLER, 2007), (GASKEL, 2002) com especulações nos campos ditos não-formais e informais de transmissão e troca de conhecimento musical (WILLE, 2003), (GOHN, 2006), bem como o estudo de caso no Conexão (CRESWELL, 2011), com parte da pesquisa etnográfica (YIN, 2005). Assim, no capítulo cinco apresentamos discussões a partir do cruzamentos dos dados coletados em entrevistas e observações do campo com vistas nos processos peculiares de ensino, e concluímos – capítulo sexto – com os resultados da pesquisa e possíveis contribuições para a área da educação musical.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Externo à Instituição - GIANN MENDES RIBEIRO - UERN
Interno - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 04/04/2016 11:13
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