Saberes Docentes no Ensino de Música em Projetos Sociais: um Estudo de Caso no Projeto SESC Cidadão
saberes docentes, projetos sociais, formação profissional
O presente trabalho teve como objetivo compreender como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música, formado em curso de licenciatura, atuante no projeto social SESC Cidadão. Os objetivos específicos foram verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; Compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito no projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes, proposto por Maurice Tardif (2014) e outros
estudos da área de educação e educação musical. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que contou com observação das atividades musicais, entrevistas semiestruturadas com o professor de música e a coordenadora do projeto social SESC Cidadão e análise documental. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os Resultados demonstram que o ambiente institucional do projeto social condiciona a articulação dos saberes docentes do professor de música, assim como suas experiências como ex-aluno de um projeto social. As principais fontes de constituição dos saberes docentes relatadas pelo professor advém de suas experiências como músico profissional, ex-aluno de projeto social, professor do conservatório e especialização em musicoterapia. A formação inicial pouco contribuiu para que o professor pudesse atuar com o ensino de música em
projetos sociais.