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Banca de DEFESA: PRISCILA GOMES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA GOMES DE SOUZA
DATA: 25/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Oriano de Almeida Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

Um estudo sobre música e educação musical na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: Templo
Central.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Musical. Ensino da música na Igreja Evangélica. Música Evangélica. IEADERN-Natal. Música e Cultura.


PÁGINAS: 208
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

Esta dissertação trata da música e seu ensino na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN - Templo Central. A investigação fala acerca da relação entre a educação musical e o contexto cultural, lançando um olhar sobre as práticas musicais, o ensino e a aprendizagem musical neste espaço. Nossa investigação busca apreender três aspectos basilares: A música, em sua prática; a educação musical, em suas formas de ensino aprendizagem e o contexto no quais ambas se efetivam. Assim, a pesquisa tem por objetivo desvelar e compreender os processos, situações e dimensões simbólicas que constituem a música e o seu ensino para a
formação musical e as práticas musicais no espaço estudado. Os procedimentos metodológicos incluíram buscas de teses e dissertações sobre o tema, trabalhos da área de música, em suas diferentes subáreas, através de Anais de Congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), além dos Anais dos encontros Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Revistas da ABEM at all. Foi realizada a observação participante na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal no Templo Central, em seus cultos, nos ensaios da orquestra, nas salas de aulas com os alunos, com os professores, nas reuniões pedagógicas. Foi feito uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas gravadas com a direção do departamento de música, coordenação pedagógica, alunos, professores, músicos e regentes. Coleta de fotos, alguns vídeos de aulas e ensaios. O tratamento e a análise dos dados foram feito e organizados
quanto às concepções de ensino, práticas pedagógicas e musicais. A proposta inclui uma reflexão sobre o ensino de música na igreja buscando contribuições para a Educação Musical. O referencial teórico centra em autores que discutem mais sobre estudos sobre abordagem sociocultural da Educação Musical (ARROYO, 1999, 2000a, 2000b, 2002). Autores que mais tratam da Sociologia para educação musical (KRAEMER, 2000), (SOUZA, 1996). Autores que abordam Educação Musical e Práticas Sociais, Música e Cotidiano (SOUZA, 2000, 2008, 2009); Música e Ensino (PENNA, 1999, 2008). Sociologia da Música (GREEN, 1997). Autor que trata para Educação Musical e Etnomusicologia; Música e Religiosidade; A música comofenômeno sociocultural; Etnomusicologia para a educação musical; Educação Musical e Cultura (QUEIROZ, 2004a, 2004b, 2005, 2007, 2010, 2011, 2013). Autores que tratam da Antropologia e da Etnomusicologia sobre abordagem da cultura como contexto (GEERTZ,
1989); (NETTL, 1992); (MERRIAN, 1964). A construção metodológica está apoiada nos princípios da pesquisa qualitativa (BODGAN e BIKLEN, 1994), com descrição de questões físicas do contexto (BRESLER, 2007). Tendo sido adotado o estudo de caso (YIN, 2001) como método. O presente estudo revelou que a relação entre música e ensino na igreja está além de apenas uma formação musical. Que existem muitas relações que se estabelecem, como fé, crença em Deus e devoção no culto. Que a igreja pensa sobre o ensino de música para tocar nos cultos e louvar a Deus. Que na formação musical foi trabalhado algo maior que apenas conteúdos musicais. Que a música na igreja evangélica é mediadora de significados que vão além de vivências e práticas musicais. Que o sagrado e o culto religioso como expressão de adoração a Deus caracterizam as práticas musicais dos grupos pesquisados. Que seus reflexos são diretos nas aulas de música ministradas nos cursos da igreja. Que as concepções dos participantes do Departamento de Música e dos grupos musicais da igreja compreendem processos, situações e concepções do ensino e aprendizagem da música na igreja.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Externo ao Programa - 2212127 - ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
Externo à Instituição - CARLA PEREIRA DOS SANTOS - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/02/2015 15:02
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