PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: THIAGO LUCION

DISCENTE: THIAGO LUCION
DATA: 26/02/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

A Escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para Violoncelo solo

Escrita, Notação, Roberto Victorio, Violoncelo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

A forma de escrita utilizada pelo compositor Roberto Victorio aparece como principal alicerce dentro de sua produção musical. Durante sua trajetória, mesmo com mudanças significativas, a notação é a principal ferramenta para a ampliação dos recursos utilizados pelo compositor, como voz e percussão simultâneas à execução do instrumento. Nas peças Aztlane Chronos IIIescritas para violoncelo solo, tem-se o exemplo da transição e simbiose entre as notações utilizadas. Com a utilização de técnicas convencionais e técnicasestendidas presentes na escrita, este trabalho procura apresentar uma forma de entendimento sobre as peças citadas acima abordando de que forma a notação e escrita do compositor influenciam na performance das mesmas, também sugerindo possíveis estudos para execução das peças.

Interno - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Presidente - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE
Externo à Instituição - ROBERTO PINTO VICTORIO - UFMT
Notícia cadastrada em: 10/02/2015 09:47