PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: CATARINA ARACELLE P DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA ARACELLE P DO NASCIMENTO
DATA: 23/09/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN
TÍTULO:

FORMAÇÃO EM MÚSICA: A ARTICULAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID – UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente em música. Saberes docentes. PIBID Música/UFRN


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

A Educação Musical no Brasil tem ganhado seu espaço no cenário educacional brasileiro, fazendo com que se repense a formação inicial do educador musical na contemporaneidade. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Para tal feito, determinamos trilhar os seguintes caminhos: investigar quais os principais saberes constitui a formação do educador musical; identificar a(s) natureza(s) desses saberes da formação docente em música; verificar como os saberes docentes são adquiridos na formação inicial em música; investigar a existência e os princípios que regem uma hierarquização entre os saberes docentes em música e pesquisar as articulações entre os saberes docentes e a contribuição do PIBID Música/UFRN nesse processo. O referencial teórico que embasa essa pesquisa é TARDIF (2011), complementados por outros autores da Educação Musical e da Educação. A metodologia aplicada é de abordagem qualitativa buscando um diálogo com os aspectos quantitativos de pesquisa.Foram desenvolvidas duas etapas nesse estudo de caso. A primeira fase caracteriza-se pela identificação dos saberes docentes constituintes do processo formativo do educador musical e suas naturezas (epistemológicos, filosóficos, sociais, afetivos, pedagógicos etc.), bem como a(s) maneira(s) pela qual (is) esses saberes são adquiridos na formação inicial do licenciando em música. A segunda fase é evidenciar a hierarquização e analisar profundamente como ocorre a articulação desses saberes docentes a partir da perspectiva do PIBID. A coleta de dados na primeira fase se deu por entrevistas semiestruturadas, onde através da análise do discurso e do referencial teórico adotado pode-se identificar, parcialmente, os saberes docentes que norteiam a formação inicial do educador musical na contemporaneidade e a relação que o PIBID Música/UFRN constrói com esses saberes. Como a pesquisa encontra-se em andamento, não é possível, ainda, vislumbrar os resultados alcançados por esta investigação. Portanto, espera-se que com este trabalho a formação docente em Música seja repensada e reformulada, consolidando, assim, o espaço da música e do educador musical na escola regular, bem como contribua de forma significativa para o fortalecimento do PIBID

Música da UFRN.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO - UFSM
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 16/09/2014 14:39
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