Banca de DEFESA: MARIA ANIOLLY QUEIROZ MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ANIOLLY QUEIROZ MAIA
DATA: 07/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Mini-auditório da Biblioteca Central Zila Mamede
TÍTULO:

Usabilidade da Interface do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas: um estudo da revista BiblioCanto da UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Usabilidade. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. BiblioCanto. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN. Revistas científicas.


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual
RESUMO:

As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, alguns desses processos se referem ao cadastro de autor e à submissão de artigos, que, por sua vez, são tarefas relevantes no processo editorial. Assim, o trabalho proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor e de submissão de artigos no SEER por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a efetivação da pesquisa, foram utilizadas duas técnicas de avaliação: o Teste de Usabilidade e a Avaliação Cooperativa, com um total de vinte participantes, divididos em quatro categorias. Para validar os instrumentos da pesquisa (o questionário pré-sessão e o Questionnaire of User Interaction Satisfaction), foram realizados dois testes piloto antes da realização da avaliação em definitivo. Após a execução do Teste de Usabilidade e Avaliação Cooperativa em definitivo, os resultados apontaram que os dois processos analisados (cadastro de autor e submissão de artigos) necessitam de melhorias. Em se tratando do processo de cadastro, destacam-se as seguintes necessidades: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. No processo de submissão de artigos, enfatizam-se melhorias dos aspectos: início dos passos para submissão, sinalização de campos obrigatórios, descrição concisa das etapas, minimização e revisão das etapas. Para Por fim, acredita-se que de uma forma geral o SEER atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Externo ao Programa - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externo à Instituição - CASSIA CORDEIRO FURTADO - UFMA
Notícia cadastrada em: 04/12/2015 18:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao