Banca de DEFESA: MICHELLE PINHEIRO CARVALHO DE ASSIS

DISCENTE: MICHELLE PINHEIRO CARVALHO DE ASSIS
DATA: 26/08/2015
LOCAL: DEART - Sala 18

RECOMENDAÇÕES PARA UM SISTEMA DE SINALIZAÇÃO TÁTIL A PARTIR DE ABORDAGENS ERGONÔMICAS E DA PERCEPÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL PARA O CAMPUS PARNAMIRIM DO IFRN

Deficiente visual, acessibilidade, wayfinding, percepção ambiental, ergonomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Desenho de Produto

Este estudo apresentará recomendações para um sistema de sinalização tátil visando proporcionar uma maior orientabilidade e mobilidade para deficientes visuais (cegos e baixa visão) no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim. Para realizá-lo foi necessário focar no indivíduo cego e abordar conceitos como orientação e acessibilidade no ambiente construído tomando como base os trabalhos de Dischinger, Bins Ely e Piardi. Por possibilitar a compreensão de fenômenos sociais complexos e preservar as características significativas dos eventos, esta pesquisa realiza um estudo de caso único, baseando-se nas teorias de Yin. Foi adotada também a Avaliação Pós-Ocupação (Cambiachi), pois está permite não apenas a análise técnica, mas também as considerações feitas pelos usuários do espaço. Como ferramenta para analisar a percepção que o usuário tinha do espaço foi utilizada a técnica dos passeios acompanhados proposta por Dischinger (2000). Os dados coletados e analisados através do quadro síntese (técnico) e da análise da opinião dos usuários (passeios acompanhados e entrevistas), deficientes visuais, demonstram que o Campus Parnamirim do IFRN, realizou algumas intervenções com relação a acessibilidade espacial de seus frequentadores, mas que ainda há muito o que ser feito para torná-lo um ambiente que forneça segurança e autonomia não apenas aos deficientes visuais mas a todas as demais pessoas.

Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interno - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Externo à Instituição - TRICIA CAROLINE DA SILVA SANTANA RAMALHO - UNP
Presidente - 2306271 - VERONICA MARIA FERNANDES DE LIMA