Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANIOLLY QUEIROZ MAIA

DISCENTE: MARIA ANIOLLY QUEIROZ MAIA
DATA: 17/08/2015
LOCAL: DEART - Sala 30

Arquitetura da Informação e Usabilidade: avaliação no Design da interface do processo de cadastro de autor e submissão de artigos na revista Bibliocanto

Usabilidade. Arquitetura da Informação. Bibliocanto. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem divulgar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, alguns destes processos se referem ao cadastro de autor e submissão de artigos, que por sua vez, são tarefas relevantes no processo editorial. Assim, o trabalho proposto, objetiva analisar a Usabilidade e a Arquitetura da Informação (AI) do processo de cadastro de autor e submissão de artigos na Revista Bibliocanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para efetivação da pesquisa, foram utilizados dois métodos de avaliação, o Teste de Usabilidade e a Avaliação Cooperativa, com um total de vinte participantes, divididos em quatro categorias: cinco discentes de graduação, cinco discentes de pós-graduação, cinco docentes e cinco bibliotecários. Todos estes vinculados à UFRN. Anteriormente a realização dos testes efetivos, foram realizados dois testes piloto, de modo a validar a pesquisa proposta. Os resultados preliminares apontam que a Revista Bibliocanto necessita de melhorias em sua interface. No caso da tarefa de cadastro de autor, as falhas identificadas, se referem à disposição do link referente ao cadastro de autor; cor e tamanho da fonte; campos para preenchimento do formulário de cadastro; código de validação; confirmação do cadastro e segurança do sistema. No processo de submissão de artigos, os participantes da pesquisa informaram a necessidade de melhorias no que diz respeito ao excesso de informações descritas nas etapas; obrigatoriedade das palavras-chave; minimização dos passos (de cinco para quatro) na realização da tarefa e confirmação do processo de submissão.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Externo à Instituição - CASSIA CORDEIRO FURTADO - UFMA