Banca de DEFESA: CARLOS FELIPPE DIAS LIMEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS FELIPPE DIAS LIMEIRA
DATA: 14/05/2015
HORA: 15:00
LOCAL: DEART - Sala 28
TÍTULO:

AVALIAÇÃO, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO DIGITAL PARA DESKTOP SOBRE SINTOMAS E PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo sério digital, Game Design, Design Centrado no Usuário, Acidente Vascular Cerebral.


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual
RESUMO:

Na área da Educação em Saúde, os materiais educativos desenvolvidos como cartilhas e vídeos animados, nem sempre são muito atrativos e eficazes com o público mais jovem, como o formado por pré-adolescentes. Diante deste problema buscamos demonstrar que o uso de um jogo sério digital pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem de pré-adolescentes acerca dos sintomas e procedimentos de emergência do Acidente Vascular Cerebral (AVC), partindo da hipótese de que na transmissão de informações sobre os sintomas do AVC e do número do SAMU (Serviço Ambulatório Móvel de Urgência) a utilização de um jogo sério digital pode ser mais eficaz no que se refere à preferência e retenção das informações apresentadas do que uma animação digital desenvolvida com a mesma finalidade e utilizada em campanhas educativas de combate ao AVC. Para tanto o trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos digitais no contexto educacional, aliando os princípios de game design com a abordagem do Design Centrado no Usuário para o desenvolvimento de um jogo sério digital para desktop. A metodologia adotada visou a coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, a partir de instrumentos metodológicos adaptados dos já existentes na literatura (prototipagem de jogo digital, entrevista semiestruturada, escala visual de humor Pick-A-Mood, grupo focal) e desenvolvidos exclusivamente para a pesquisa (teste de retenção com "dedoches" e teste de preferência), sempre buscando adequá-los aos sujeitos da pesquisa, de modo a poderem ser aplicados de forma rápida e lúdica, auxiliando na compreensão e investigação da experiência dos pré-adolescentes com os objetos da pesquisa (animação e jogo sério digital). Concluiu-se que embora não houve diferenças significativas entre a retenção do número do SAMU ao comparar o jogo com a animação, o jogo sério digital demonstrou ser mais eficaz na retenção dos sintomas do AVC e na preferência dos pré-adolescentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Externo ao Programa - 2978747 - CHARLES ANDRYÊ GALVÃO MADEIRA
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS PLÁCIDO DA SILVA - UNESP
Notícia cadastrada em: 05/05/2015 19:47
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