Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI JOSE DI GIACOMO KOSHIYAMA

DATA: 11/09/2014
LOCAL: DEART - Sala 12

AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Objetos de Aprendizagem. Usabilidade. Ensino a Distância. Avaliação Cooperativa. Experiência do Usuário

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

Este estudo tem por finalidade avaliar a usabilidade dos Objetos de Aprendizagem desenvolvidos para os cursos oferecidos pela UFRN-SEDIS na modalidade de ensino a distância (EaD). Os Objetos de Aprendizagem neste contexto são utilizados como um veículo para que o conteúdo do curso chegue até o aluno que estuda sozinho a distância e deve ser eficiente quanto à sua didática, estimulante para que o aluno se engaje e auto instrutivo, de forma que o aluno não encontre dificuldades em utilizá-lo. Após o levantamento de dados deste contexto foram selecionados quatro Objetos de Aprendizagem que adotam a estrutura estabelecida pela UFRN-SEDIS, para serem avaliados quanto à sua usabilidade. Inicialmente foi realizado um teste preliminar a partir de avaliação cooperativa com um aluno interagindo com os quatro Objetos de Aprendizagem no intuito de revelar e mapear as principais falhas de usabilidade, subsidiando questionamentos mais aprofundados posteriormente. As gravações foram analisadas por um grupo de foco entre os desenvolvedores, o que contribuiu para analisar o desvio entre “o que foi projetado” e “como foi usado”, estruturando e complementando o roteiro para a avaliação cooperativa definitiva e a avaliação de satisfação, adaptada do formulário Quis (Questionnaire for User Interaction Satisfaction) a uma amostra de dez alunos. A análise de todos os dados coletados na presente pesquisa originou uma lista de recomendações a serem consideradas para nortear o desenvolvimento de futuros materiais didáticos interativos, retroalimentando o processo com a inclusão do usuário.

Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO