Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE DE OLIVEIRA MOURÃO HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELE DE OLIVEIRA MOURÃO HOLANDA
DATA: 11/04/2014
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 25 do DEART
TÍTULO:

USABILIDADE DE DISPOSITIVOS E O DESENHO PARA DESIGN: O USO DO MOUSE E DA MESA DIGITALIZADORA


PALAVRAS-CHAVES:

Design, mouse, mesa digitalizadora, ergonomia, usabilidade e desenho digital.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Desenho de Produto
RESUMO:

Esta pesquisa é um estudo ergonômico acerca da usabilidade dos dispositivos apontadores: o mouse e a mesa digitalizadora (tablet gráfica), para desenhos feitos em computadores no contexto na área de criação do design gráfico e de produtos. Uma abordagem sobre os dispositivos periféricos que são comumente utilizados por diversas áreas do conhecimento por: designers em geral, ilustradores, programadores visuais, artistas visuais, arquitetos e profissionais ligados à área de criação e de projetos que lidam diretamente com o desenho.

O uso prolongado desses dispositivos pode ser prejudicial para ossos e articulações do corpo, com índices de dores nas mãos, pulsos, braços, costas e ombros provocados pela sua utilização constante. Pois quando utilizados por longos períodos acarretam quadros de L.E.R. – Lesão do Esforço Repetitivo, e D. O. T. – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, impedindo ou dificultando a vida profissional do usuário.

Como métodos e técnicas desenvolvidas, a pesquisa consiste na realização de tarefas pelos usuários com os dispositivos, expondo a experiência e nominando suas características positivas e negativas com descrições qualitativas. A fim de comprovar a hipótese de que o uso de mesas digitalizadoras melhora o desempenho do usuário nos desenhos realizados em computador, quando comparado ao uso do mouse para a mesma função.

Delineando, assim, uma investigação que busca mensurar e observar o usuário no seu contexto de uso, através de: entrevistas individuais, grupo focal e teste de usabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Interno - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Notícia cadastrada em: 28/03/2014 19:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao