Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 14/04/2014
LOCAL: Sala 25 do DEART

A ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO DE APOIO À PRODUÇÃO DE INFOGRAFIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SOB ASPECTOS DO DESIGN INFORMACIONAL

Infografia, Design Informacional, Educação a Distancia

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Programação Visual

Esta pesquisa considera que, nos dias atuais, um dos grandes obstáculos em ambientes de trabalho com produções em grande escala é proporcionar um produto de qualidade ao mesmo tempo em que essa produção seja gerenciada dentro de prazos muito curtos. Fazendo um recorte para o contexto de produção de materiais didáticos, a condição supracitada é recorrente em determinadas instâncias, tal como na estudada pelo presente trabalho, que tem foco específico na produção de infografia para materiais didáticos de EaD. A pesquisa foi desenvolvida na Secretaria de Educação à Distância da UFRN (SEDIS) com o objetivo de propor a elaboração de um instrumento de apoio à produção de infografia para esses materiais sob aspectos do design informacional, visando otimizar o planejamento deste recurso visual no âmbito educacional. Com esse propósito, a pesquisa configurou-se em 3 etapas bem definidas, utilizando alguns métodos e técnicas de design participativo para atingir seus objetivos específicos. A primeira etapa realizou levantamento de dados através da aplicação de questionário de background, análise cognitiva da tarefa e entrevista com o intuito de conhecer o perfil dos sujeitos da pesquisa – nesse caso, os designers gráficos e designers instrucionais envolvidos na produção de materiais didáticos da unidade –, bem como conhecer suas opiniões e crenças acerca do tema infografia, sobre o seu modo de trabalho e, também, considerações relacionadas à interação entre as equipes num esforço conjunto, como o planejamento. Após identificar os principais problemas e necessidades, a segunda etapa realizou sessões de capacitação com os sujeitos da pesquisa, objetivando alinhar a linguagem e conhecimentos básicos desses profissionais acerca de conceitos e classificações da infografia, levando em consideração fatores inseridos na área de abrangência do design informacional, pois observou-se uma lacuna relacionada a esse aspecto, dificultando o diálogo entre as equipes e, consequentemente, um planejamento efetivo que buscasse propor o uso de infográficos nos materiais produzidos. Na terceira e última etapa, um formulário que desse suporte a questões inerentes à fase de planejamento de infográficos num material didático foi elaborado, sob a ótica dos conteúdos abordados na capacitação. Para avaliar e realizar melhorias no formulário, foi utilizada a técnica de avaliação cooperativa, estimulando o envolvimento dos profissionais na construção de um instrumento que será utilizado por eles próprios. A hipótese defendida pela pesquisa é de que a utilização do formulário de planejamento possa otimizar não só o tempo de produção de infográficos dentro do ambiente de trabalho estudado, mas também dar um salto qualitativo no próprio processo de criação desse recurso visual, propiciando uma visão mais consciente e menos automatizada por parte dos profissionais envolvidos, no que se refere a perceber questões relevantes ao modo de apresentação da informação para o leitor/aluno – tais como a intenção comunicativa do infográfico, a forma de organizar a informação, quais elementos visuais gráficos melhor se adequam ao conteúdo, entre outros.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Interno - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Notícia cadastrada em: 28/03/2014 18:15