Banca de DEFESA: ILANNA PAULA DE OLIVEIRA MACEDO REVORÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILANNA PAULA DE OLIVEIRA MACEDO REVORÊDO
DATA : 25/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual de videoconferência WEB
TÍTULO:

A SAMARITANA: SIMBOLISMO, MEMÓRIA E HISTÓRIA
Uma proposta de reúso para um edifício de valor patrimonial no bairro da Ribeira. Natal, RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Arquitetônico. Patrimônio cultural. Reúso. Simbolismo. Memória. A Samaritana. Autenticidade. Retrabalhabilidade.


PÁGINAS: 197
RESUMO:

Este Trabalho de Qualificação de Mestrado Profissional, também constituído em um relatório técnico, consiste em um projeto arquitetônico de intervenção na ruína da antiga loja “A Samaritana” que é um edifício de valor patrimonial no bairro da Ribeira, destinado a espaços para eventos sociais, corporativos e um museu com ênfase na sua memória, história e simbolismo. Projetos em edificações de interesse histórico são, por si só, complexos. As dificuldades de adaptações para a contemporaneidade exigem decisões respaldadas, principalmente no tocante às construções em estado de ruínas. Para desenvolver o projeto, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre a temática do restauro, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatos. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de levantamento histórico e da edificação, dos estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Considerando os objetivos específicos, o trabalho buscou estratégias arquitetônicas para minimizar os impactos à intervenção, buscando a retrabalhabilidade a autenticidade. Os resultados alcançados consistem na proposta de projeto para o edifício, buscando adequar ao seu novo uso, conciliando as recomendações atuais para o restauro e as legislações vigentes. Por fim, espera-se que este trabalho ainda em desenvolvimento, atenda às necessidades impostas ao projeto e possa contribuir para a capacitação profissional no tocante à temática abordada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interna - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externa ao Programa - 3240558 - CÍNTIA CAMILA LIBERALINO VIEGAS
Externa à Instituição - MONIQUE LESSA VIEIRA OLIMPIO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 20/09/2021 15:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao