Banca de DEFESA: FÁBIO RIBEIRO DE LIMA

DISCENTE : FÁBIO RIBEIRO DE LIMA
DATA : 23/07/2021
LOCAL: Zoom Meeting https://us02web.zoom.us/j/83625942917?pwd=bHFrVlUvYWtxaSt0bWM0SWZpT2xpdz09

MIDWAY HALL SOLARIUM: ANTEPROJETO PARA UMA INTERVENÇÃO BIOCLIMÁTICA SUSTENTÁVEL NO SHOPPING MIDWAY MALL EM NATAL/RN'

sustentabilidade;  shopping  center;  projeto  arquitetônico;  requalificação  de edifícios; conforto ambiental.

Os projetos de shopping com integração ao clima são minoria em relação à predominância de  tipos  com linguagem  arquitetônica  globalizada,  pós-moderna,  com  pouca  ou  nenhuma referência ao lugar, e frequentemente apresentam menor valor comercial. Entretanto, a crescente conscientização da sustentabilidade e das medidas de conforto ambiental para a qualidade de vida e  combate  à  pandemia incentivam  um  novo  olhar  sobre  o  tema.  Esse  trabalho  apresenta  o percurso de concepção e resultado para uma intervenção arquitetônica  de uma área interna subutilizada  em  um  shopping  center em  Natal-RN, que  subverte a concepção  de  espaços  de compras  convencionais,  integrando  o  ambiente  interno  com  o  clima  por  meio  de  decisões projetuais voltadas para o conforto ambiental e o baixo impacto ambiental. O desenvolvimento do projeto partiu do embasamento teórico conceitual para a elaboração da solução projetual através da metodologia de projeto e da programação arquitetônica, pré-dimensionamento e zoneamento, resultando no conhecimento do problema, concepção intelectual, desenvolvimento da proposta. A proposta  partiu da seleção  da área  com  potencial  de  intervenção, o  último  pavimento  de garagem, e o conceito se baseou na metáfora de uma grande árvore, que abriga as atividades proporcionando  sombra,  permeabilidade  ao  vento  e  luz  suave. A requalificação  da  área  do shopping se deu pela ampliação e reorganização de usos pré-existentes, bem como a inserção de novos usos através da proposição de mezanino, elevação da cobertura e acréscimo de área verde. O anteprojeto foi desenvolvido considerando o desempenho térmico, luminoso e acústico, e as escolhas dos sistemas construtivos valorizaram o uso de madeira na estrutura e acabamento interno. O resultado é um espaço comercial comparavelmente mais sustentável ao usual, com características restauradoras para seus usuários.

Presidente - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Interna - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externa ao Programa - 1212329 - CLARA OVÍDIO DE MEDEIROS RODRIGUES