Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA CARVALHO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA CARVALHO DA SILVA
DATA : 20/01/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Remoto
TÍTULO:

ANTEPROJETO DE MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL: estudo da paisagem local com aplicação de estratégias bioclimáticas para o clima quente-úmido na cidade de Macapá/AP.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado Público, Paisagem, Amazônia, Macapá/AP.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este Trabalho é constituído de um Relatório Técnico e Projeto de intervenção arquitetônica de um edifício de uso comercial, em específico Mercado Público Municipal do Pescado em Macapá/AP. Destinado aos usuários da área do Igarapé das Mulheres, o atual Mercado do Pescado apresenta condições sanitárias desfavoráveis à prática de comércio de alimentos e infraestrutura incompatível com as atividades e quantidade de comerciantes do local. A área do Igarapé das Mulheres e o Mercado do Pescado possuem forte simbolismo para a cidade de Macapá, por ser uma área que mantém os traços culturais típicos das cidades à beira do Rio Amazonas. Para desenvolver o projeto foi inicialmente realizado um aprofundamento teóricoconceitual acerca de noções sobre paisagem, mercado público e estratégias bioclimáticas para o clima quente úmido, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatas. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição dos dilemas e metas do projeto. A partir dessa base e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. A pesquisa tem o objetivo de propor uma edificação que dialogue com a paisagem do entorno e ofereça condições adequadas para o desempenho das atividades locais com baixa manutenção do ponto de vista energético, tendo em vista as dificuldades que os comerciantes enfrentam atualmente para manter a edificação existente e ainda garantir a correta higienização durante a manipulação de alimentos. Considerando os objetivos específicos, o trabalho buscou estudar os marcos da paisagem e a temática projetual – enquanto intervenção que promova a sociabilidade, além da manutenção dos traços culturais da cidade – de forma que seja possível garantir o desempenho térmico da edificação projetada. Os resultados alcançados até o momento consistem em uma proposta de um Complexo Comercial que compreende o redimensionamento interno do Mercado do Pescado existente e a concepção de novas edificações adjacentes, com ênfase no aproveitamento das potencialidades dos marcos da paisagem e impacto no conforto térmico da edificação, buscando oferecer melhores condições de trabalho para os comerciantes locais. Ao estudar a paisagem da Região Amazônica foi possível compreender as potencialidades naturais e culturais do local que podem ser rebatidos em uma proposta de projeto arquitetônico a ser explorado na prática profissional em Macapá/AP. É possível concluir que o estudo da paisagem de um determinado lugar oferece uma variedade de elementos que impactam diretamente na qualidade de concepção projetual e contribuem para a construção de uma arquitetura que se adequa e revela a história da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externa à Instituição - ANNA RACHEL BARACHO EDUARDO JULIANELLI - UnB
Notícia cadastrada em: 13/01/2021 14:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao