Banca de DEFESA: JOÃO RICARDO FREIRE DE MORAIS MACHADO

DISCENTE : JOÃO RICARDO FREIRE DE MORAIS MACHADO
DATA : 10/05/2019
LOCAL: Miniauditório do PPGAU

COLABORATIVO 1510: PROPOSTA DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM CO-LIVING PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E JOVENS PROFISSIONAIS

Projeto Arquitetônico; Co-living; Espaços Compartilhados e Processo Projetual.

Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em uma proposta arquitetônica de um edifício residencial em co-living, destinado a estudantes e jovens profissionais, aqui apresentado a nível de anteprojeto. O co-living é uma nova forma de morar que tem se tornado tendência nas grandes cidades do mundo, surgindo como uma opção bastante atrativa para estudantes universitários e jovens profissionais. Fruto da economia compartilhada e com origem em um movimento dinamarquês da década de 70, chamado co-housing, o co-living surge para atender necessidades específicas deste nicho de mercado até então negligenciado. É preciso estar atento às novas formas de morar e perceber que diante a diversidade existente hoje já não é mais possível atender satisfatoriamente todos os indivíduos reproduzindo os mesmos padrões imobiliários de sempre. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de entender como funciona um co-living e propor uma habitação vertical nos seus moldes para atender os estudantes universitários e os jovens profissionais na cidade de Natal. Atualmente o mercado imobiliário local carece de opções de moradia desenvolvidas exclusivamente para o público em questão e a existência de uma demanda crescente foi reconhecida durante as primeiras pesquisas realizadas. Primeiramente um conhecimento sobre o tema foi construído através de pesquisas diretas e indiretas e com o apoio das disciplinas do mestrado, o processo projetual foi gradualmente sendo construído e mapeado, objetivando mais consciência e menos automação, e assim, não se atendo exclusivamente ao produto final. Além da importância desse registro projetual, o trabalho procurou estudar os recursos utilizados no projeto arquitetônico para potencializar a socialização nos ambientes compartilhados. E por se tratar de um espaço colaborativo para um público sobretudo jovem e atento às questões ambientais, as estratégias sustentáveis se tornaram ferramentas imprescindíveis para o sucesso comercial deste projeto.

Externa à Instituição - AMELIA DE FARIAS PANET BARROS - UFPB
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI