Banca de DEFESA: DIANNA CLAUDINE BEZERRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANNA CLAUDINE BEZERRA DANTAS
DATA : 25/06/2018
HORA: 19:00
LOCAL: Sala de aula do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Complexo Residencial Bosque das Algarobas: um novo conceito de instituição de longa permanência para idosos


PALAVRAS-CHAVES:

Anteprojeto de arquitetura. Residencial para idosos institucionalizados. Envelhecimento saudável. Arquitetura bioclimática e regional. Ambiência. Senso de urbanidade. Senso de habitabilidade. Humanização de habitações coletivas. Projeto de baixo impacto ambiental.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Trata-se de projeto técnico e memorial descritivo e justificativo é propor um residencial para idosos institucionalizados na região Seridó do Rio Grande do Norte, uma proposta que possa proporcionar aos residentes um envelhecimento saudável e bem-sucedido. Para tanto, buscou-se utilizar conceitos da arquitetura bioclimática e regional, os parâmetros da ambiência, do senso de urbanidade e de habitabilidade. É ainda uma reflexão de como a simples aplicação de normas nesse tipo de equipamento de atenção ao idoso, não garante um projeto adequado as suas exigências físico-psicológicas. O projeto técnico foi desenvolvido a nível de anteprojeto, embasado em um processo de revisão de literatura interdisciplinar abrangendo considerações gerais sobre o envelhecimento, as instituições de longa permanência no Brasil, ambiência para o envelhecimento saudável, acessibilidade e desenho universal, docilidade e proatividade do ambiente. Foi realizado também um estudo de precedentes arquitetônicos, a compilação dos parâmetros da ambiência e da humanização para projeto de habitações coletivas a, o uso da ferramenta Depth Map da Sintaxe Espacial para testar a privacidade das unidades habitacionais e a melhor configuração de implantação com vistas a promover uma maior integração visual, e diretrizes para um projeto de baixo impacto ambiental. O residencial será uma instituição de longa permanência para idosos dependentes e independentes que necessitam de auxilio e de cuidados especializados e que exijam controle e acompanhamento adequado de profissionais de saúde, com capacidade para no máximo 32 idosos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1243551 - GIOVANA PAIVA DE OLIVEIRA
Interno - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Externo à Instituição - RENATO DE MEDEIROS - UNIFACEX
Notícia cadastrada em: 15/06/2018 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao