Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIS GOMES DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ LUIS GOMES DE MACEDO
DATA : 26/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

CASA CAMELO Quando a casa se adéqua ao meio: Proposta arquitetônica para residência unifamiliar de alto padrão levando em consideração aspectos ambientais sustentáveis de gestão de água, energia e condicionantes bioclimáticas.


PALAVRAS-CHAVES:

Serra de São Bento/RN, residência de alto padrão, reuso de água, eficiência energética, arquitetura bioclimática.


PÁGINAS: 238
RESUMO:

Esse trabalho envolve pesquisas recentes que levantam prescrições técnicas para se projetar residências unifamiliares de alto padrão, suprindo uma lacuna sustentável específica em se absorver, compreender e inserir alguns desses conceitos complementares às formas tradicionais de se habitar, sendo aqui destacado como algo que sucedeu o ato de projetar e construir. O surgimento de uma demanda de um projeto a ser confeccionado na cidade de Serra de São Bento, a 130 km de Natal-RN trouxe ao autor a oportunidade de inserir um olhar mais focado às questões ambientais relativas a uma obra dessa natureza, fazendo-o levar aos proprietários um debate mais minucioso na formação dos valores do programa de necessidades e na compreensão do lugar a ser projetado. O terreno árido, inclinado, pedregoso e distante de um centro urbano, exigia uma proposta adaptada ao local, com materiais não convencionais, mais leves e menos artesanais, que mitigassem os impactos de uma residência sobre aquele meio e sobre o seu futuro consumo de água e energia elétrica. Batizada de Casa Camelo, a proposta dá ênfase à total autossuficiência frente às concessionárias locais desses dois insumos, seja através da captação pluvial alternativa com reuso de água ou pela geração renovável de energia eólica ou fotovoltaica, além da adoção de uma solução que leva em conta as estratégias bioclimáticas sugeridas ao microclima estudado para que, de forma passiva, pudéssemos atingir a satisfação quanto ao conforto térmico e acústico do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULA MARIA WANDERLEY MACIEL DO RÊGO SILVA - UNICAP
Presidente - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART

Notícia cadastrada em: 10/06/2016 16:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao