Banca de DEFESA: CYNARA DE SA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNARA DE SA FERNANDES
DATA: 03/06/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU
TÍTULO:


TÍTULO:  CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL:
proposta de um edifício educacional técnico profissionalizante para Parelhas/RN

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Sustentabilidade; certificação ambiental de edificações; diretrizes projetuais sustentáveis; concepção arquitetônica.

 

 


PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

RESUMO

Com o tema “a certificação ambiental de edificações como instrumento norteador para a elaboração de projeto arquitetônico”, o objetivo geral do presente trabalho foi projetar um edifício educacional ambientalmente sustentável baseado em diretrizes extraídas a partir da análise das certificações ambientais de edificações. A certificação LEED for Schools foi tomada como base para a pesquisa e a análise dos seus critérios de avaliação identificou a atuação do arquiteto em busca da sustentabilidade na edificação e permitiu destacar as premissas que possuem influência direta na concepção do projeto arquitetônico, seja na montagem do programa arquitetônico, na especificação de materiais, na orientação da edificação, etc. A partir daí foram identificadas as diretrizes de sustentabilidade capazes de influenciar e apoiar a concepção arquitetônica, que foram organizadas em oito grupos, de acordo com o momento da projetação ao qual se relaciona (programa de necessidades, implantação, estudo volumétrico e relações espaciais, relação interior x exterior, especificação de materiais, especificação de equipamentos, soluções verdes e paisagismo). Estabelecidas as diretrizes, foi dado início ao processo projetual, considerando os condicionantes ambientais, legais e funcionais, os conceitos definidos para o projeto e as diretrizes projetuais sustentáveis, procurando perceber a influência destas ao longo de todo o processo. O que se pode concluir é que as diretrizes sustentáveis se distribuem por toda a concepção arquitetônica, não ficando concentradas em um único momento do processo. É importante salientar que o arquiteto deve saber que existe essa influência da sustentabilidade no projeto arquitetônico, para avaliar como seu projeto pode absorver as diretrizes, considerando, sobretudo o lugar no qual a edificação vai se inserir. Na análise realizada, percebeu-se que as diretrizes sustentáveis não devem se sobrepor à contextualização da edificação ao seu lugar, mas sim se incorporar ao processo projetual, que se torna cada vez mais importante na busca pela sustentabilidade.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Presidente - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
Externo à Instituição - VANESSA GOMES DA SILVA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 12/05/2014 11:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao