Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE CAMPOS FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PAULO HENRIQUE CAMPOS FERNANDES

DATA: 20/12/2010

HORA: 08:00

LOCAL: AUDITORIO DE CCET

TÍTULO:

Estudo sobre a influencia da argila do massará no processo de formação de salitre em rebocos da construção civil


PALAVRAS-CHAVES:

massará, salitre, salinidade


PÁGINAS: 71

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

RESUMO:

Este trabalho teve o objetivo de verificar a influência da argila do massará no processo de formação do salitre em rebocos de paredes de edificações. Buscou-se resposta para a seguinte questão: como elemento de composição da argamassa, o massará é mesmo responsável pela formação de salitre no reboco de paredes de edificações?

                Nas análises foram executados ensaios de granulometria, limites de consistência (LL, LP e IP), cálculo de pH, CTC, e CE, que definem a salinidade ou não de um material de origem mineral não metálica, principalmente, os ensaios de pH e CE.

                As amostras de massará analisadas, inclusive amostra de massará salitrado, apresentaram pH médio igual a 5,7 em água e 5,2 em KCl N e condutividade elétrica, CE, igual a zero. Estes resultados apontaram para a afirmativa que o massará é um material que não apresenta teor de salinidade que possa ser levado em consideração. Conclui-se, portanto, que o material analisado não concorre, pelo menos com relação à presença de sais solúveis, para a formação do salitre.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347652 - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Externo ao Programa - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
Externo ao Programa - 346779 - LEONARDO FLAMARION MARQUES CHAVES
Presidente - 345842 - UILAME UMBELINO GOMES
Notícia cadastrada em: 28/01/2011 13:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao