Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ALIGHIERY SILVA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO ALIGHIERY SILVA DE ARAUJO
DATA : 30/06/2020
LOCAL: Web Conferência - RNP

EFEITO DA ADIÇÃO DE RESÍDUO DA CINZA DA CASCA DE CAFÉ E CeO2 NA TRANSFORMAÇÃO DE FASES EM CORDIERITA

: cordierita, sinterização, microestrutura

A cordierita é um dos compostos do sistema MgO-Al2O3-SiO2 que apresenta o mais baixo coeficiente de expansão térmica dentre os óxidos inorgânicos. Apesar desta vantagem, que resulta em elevada resistência ao choque térmico, a cordierita monofásica é difícil de ser preparada, e a existência de fases secundárias eleva o seu coeficiente de expansão térmica. Portanto, a eliminação de fases indesejáveis é um dos pontos chave na preparação de cerâmicas de cordierita de baixa expansão térmica. Muitos aditivos de sinterização (TiO2,CaO, Li2O, Na2O, Fe2O3, ZnO, e ZrO2) tem sido usados para estimular a sinterização de pós precursores de cordierita e modificar as microestruturas e propriedades de cerâmicas. Infelizmente, muitos desses aditivos de sinterização elevam o coeficiente de expansão térmica das cerâmicas obtidas. Neste contexto, este trabalho de doutorado propõe estudar os efeitos da adição dos diferentes teores de óxido de terras raras (CeO2) e resíduo da cinza da casca de café na eliminação de fases secundárias, mecanismos de sinterização, microestrutura e propriedades de cerâmicas à base de cordierita. As amostras serão obtidas por sinterização reativa (em forno convencional) de misturas estequiométricas dos óxidos de magnésio, alumínio e silício (amostra de referência) a partir de matérias-primas naturais ricas nestes elementos. Tanto o K2O, contido no resíduo da cinza da casca de café, como o CeO2, em baixas quantidades, pode estimular a reação de cristobalita e espinélio para formar cordierita.

Presidente - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - AURISTELA CARLA DE MIRANDA - UFPB