Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS MARIA ALVES MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS MARIA ALVES MARINHO
DATA : 19/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de aulas do PPGCEM
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE SÍNTESE NAS PROPRIEDADES DE MICROCÁPSULAS DE PUF/ENB UTILIZANDO PLANEJAMENTO PLACKETT-BURMAN (PB)


PALAVRAS-CHAVES:

Autorreparo, síntese de microcápsulas, planejamento Plackett Burman, poli(ureia-formaldeído).


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Polímeros e compósitos poliméricos estão constantemente suscetíveis a danos, em decorrência do surgimento de microtrincas, que podem comprometer a estrutura, assim como a vida útil do material durante o uso. Dessa forma, sistemas autorreparáveis têm sido cada vez mais estudados e a utilização de microcápsulas poliméricas é uma das soluções eficazes para reparação de danos durante aplicação, eliminando a necessidade de remover o componente para reparo e, consequentemente, reduzindo custos. Neste trabalho, microcápsulas de poli (ureia-formaldeído) (PUF) com material de núcleo 5 etilideno 2 norborneno (ENB) foram preparadas por polimerização in situ. Para tal, um planejamento experimental do tipo Plackett-Burman (PB) foi utilizado para avaliação do efeito das variáveis do processo de síntese nas propriedades das microcápsulas obtidas. Entre os fatores manipulados estão a velocidade de agitação, pH, teor de poli(etileno-alt-anidrido maléico) (EMA), razão molar ureia/formaldeído (U/F), cloreto de amônia, resorcinol e gotas de 1-octanol. As respostas avaliadas foram diâmetro médio das microcápsulas, o teor de encapsulado, rugosidade da parede das microcápsulas, estabilidade térmica e temperatura de degradação. Observou-se que, de todos os parâmetros analisados, a velocidade de agitação e o teor de EMA foram os que mais exerceram efeitos significativos nas variáveis resposta analisadas, a um nível de confiança de 90%. Microcápsulas com maiores diâmetros foram obtidas quando a agitação e o teor de EMA encontravam-se no nível inferior do planejamento PB. Por outro lado, a estabilidade térmica e a temperatura de degradação das microcápsulas aumentaram com a agitação e o teor de EMA. Além disso, a elevada significância da curvatura nos gráficos de Pareto de algumas variáveis resposta analisadas indicaram que microcápsulas com propriedades satisfatórias podem ser obtidas nas condições dos pontos centrais. Nenhum parâmetro analisado foi estatisticamente significativo, a um nível de confiança de 90%, para o rendimento e para o teor de encapsulado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1755267 - MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
Externa ao Programa - 1149440 - ROSANGELA DE CARVALHO BALABAN
Externa à Instituição - LAURA HECKER DE CARVALHO - UFCG
Notícia cadastrada em: 11/12/2019 08:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao