Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA CRISTINA DE OLIVEIRA FELIPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍVIA CRISTINA DE OLIVEIRA FELIPE
DATA : 12/04/2019
LOCAL: Auditório do NUPPRAR

Efeitos da Substituição de La por Mg em Óxidos do Tipo Perovskita La-Ni-O para Reforma a Seco do Metano em Baixa Temperatura

Perovskita, Método One-Step, Quitosana, Mg, Reforma a Seco do Metano.

A produção de hidrogênio por reforma a seco do metano (RSM) é um processo que necessita de um catalisador eficiente, com maior estabilidade, resistência ao coque e a sinterização. Para tanto, existe um desafio muito grande para encontrar catalisadores baratos, ativos e seletivos à reação. Os catalisadores de níquel suportados tem sido sistematicamente investigados e possuem grandes potenciais para serem utilizados em processos industriais devido à sua alta atividade na reação de reforma do metano, além de ser um catalisador relativamente barato em comparação com os metais nobres. No entanto, eles tendem a sinterizar termodinamicamente durante a reação e desativar por deposição de coque. Muitos trabalhos concentram-se na melhoria dos catalisadores de níquel pela escolha adequada de suporte e promotores. Materiais catalíticos do tipo perovskita são potenciais candidatos para a reforma a seco do metano, devido ao seu baixo custo, estabilidade térmica, melhor dispersão do metal ativo e resistência a sinterização. Devido às restrições termodinâmicas, a RSM foi principalmente investigada em altas temperaturas (>700 °C) para obter altas conversões de CH4 e CO2, no entanto, do ponto de vista industrial, é desejável operar a temperaturas mais baixas (≤600ºC). O presente estudo revela o efeito da substituição do La pelo Mg em óxidos do tipo perovskita La-Ni-O, para reforma a seco do metano em baixa temperatura. Os precursores catalíticos foram preparados pelo método one-step usando quitosana como agente quelante, e suas atividades para RSM foram investigadas. Para os cálculos estequiométricos, a fórmula La1-xMgxNiO3 (x = 0,2; 0,5; e 0,8) foi admitida como fórmula geral. Os catalisadores foram calcinados a 900 ºC por 3 h e caracterizados por DRX e TPR. A estrutura dos catalisadores na redução sob atmosfera de H2 e durante a reação de reforma a seco dos catalisadores foi investigada por difração de raios-X in-situ. Os testes catalíticos foram realizados nas temperaturas de 600 °C e 800 °C com velocidade espacial de 36 Lh-1.g-1 durante 10 h, e após os testes os catalisadores foram caracterizados por DRX, TG, FTIR e MEV-FEG. Os padrões de DRX mostram picos característicos da formação da solução sólida Mg0,5Ni0,5O para todos os catalisadores sintetizados, sendo que, à medida que a substituição do La pelo Mg aumenta, a quantidade desta solução sólida também aumenta. Observa-se também um aumento nas temperaturas máximas de redução à medida que o teor de Mg na estrutura aumenta, isto pode ser devido às fortes interações que o Ni apresenta com o Mg. O catalisador La0,2Mg0,8NiO3 foi o que teve melhor resultado, com alta estabilidade e elevadas conversões de CH4 e CO2.

Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interno - 6347420 - MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO