Banca de DEFESA: HUGO MOZER BARROS EUSTAQUIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO MOZER BARROS EUSTAQUIO
DATA: 19/11/2015
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Materiais a base de estruturas carbonáceas para a remoção de ácidos húmicos em soluções aquosas através dos processos de adsorção e oxidação.


PALAVRAS-CHAVES:

Carvão ativado, Caracterização de materiais, Adsorção e oxidação, Ácidos Húmicos


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO:

O presente estudo aborda a utilização de carvão ativado comercial na remoção de ácidos húmicos em meio aquoso. O objetivo principal é desenvolver e caracterizar materiais carbonáceos visando aplicações de remoção de ácidos húmicos em meio aquoso por processos de adsorção e oxidação. Testes de remoção do poluente foram desenvolvidos com a utilização do carvão comercial, carvão modificado a partir de tratamentos ácidos e compósito confeccionado com a impregnação de ferro no carvão. Espumas de carbono com dispersões de carvão ativado e óxidos de ferro também foram desenvolvidas buscando aplicações de remoção do poluente através de processos eletroquímicos. Os resultados das caracterizações demonstraram ganho de área superficial a partir do tratamento ácido, a presença dispersa de ferro em todo carvão na forma de fase maghemita com a introdução do metal, e ganho de estabilidade eletroquímica na espuma, com a presença de dispersões de carvão ativados impregnados com ferro. O processo oxidativo Fenton, foto assistido por radiação UV, demonstrou maior eficiência para remoção do ácido húmico em água.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CHICA LARA - UPV
Externo ao Programa - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo à Instituição - KATIA BERNARDO GUSMÃO - UFRGS
Interno - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Presidente - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Notícia cadastrada em: 15/10/2015 08:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao