Banca de DEFESA: ILDER BASTOS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILDER BASTOS DOS SANTOS
DATA: 14/04/2014
LOCAL: sala de aulas PPGCEM

REATOR FOTOCATALÍTICO: CORPOS CERÂMICOS POROSOS REVESTIDOS DE TITÂNIA E NANOPRATA COM AÇÃO BACTERICIDA.

Sólido Cerâmico. Nanotitânia. Nanoprata. Permeabilidade. Fotocatálise. Reator Fotocatalítico Argênteo Nanotitânico

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Em virtude da escassez de água doce com qualidade adequada para consumo humano, e por conta do ainda elevado índice de mortalidade infantil por diarreia, principalmente nas populações menos favorecidas, este trabalho tem como objetivo discutir o efeito da deposição de uma solução com PMMA e nano partículas composta de nano titânia (nTiO2) com nanoprata (nAg) sobre uma superfície de um sólido cerâmico, visando a obter uma superfície bactericida. Para tanto, buscou-se apresentar o desenvolvimento de um reator fotocatalítico de baixo consumo de energia, alta permeabilidade, elevada resistência mecânica à compressão, a ser utilizado em ponto final de consumo de água, com qualidade adequada ao consumo humano, além da determinação do tempo de contato entre a água a ser tratada e a superfície bactericida para inativação da bactéria Escherichia coli. Discutem-se as características da camada ativa e as propriedades físicas da superfície para os dois métodos de deposição, tendo sido realizados ensaios mecânicos de compressão com análise de resultados; ensaios laboratoriais de permeabilidade, utilizando-se um equipamento hidrodinâmico no qual foram inseridos os plugs de dois ou três elementos no suporte para amostras com vazão adequada do fluido através do sólido cerâmico para análise de escoamento de fluido. Foi usado um sólido cerâmico com duas quantidades de poros por polegada linear (ppi), 40 e 80, e dois métodos de deposição, dip-coating e spray pirólise, com a devida análise e discussão da influência dessas diferentes morfologias sobre o efeito bactericida. Utilizou-se a bactéria Escherichia coli como elemento de referência para obter melhor eficiência na desativação do referido micro-organismo. Os resultados mais significativos foram encontrados em duas amostras experimentais: (1) Amostra 6 – impregnação pelo método de spray pirólise (formulação F02Bac., 40 ppi); 11W de potência; porosidade média de 73,33%; velocidade média de 7,18mm/min; tempo de contato de 13,93min; (2) Amostra 11 – impregnação dip-coating (formulação F02Bac., 80 ppi), 4W de potência, porosidade média de 65,40%; velocidade média de 8,05mm/min; tempo de contato de 12,42min.

Externo à Instituição - EDUARDO JORGE VIDAL DULTRA - IFBA
Externo à Instituição - GUILLERMO VAN ERVEN CABALA - IFBA
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Interno - 1883170 - MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE