Banca de DEFESA: ANTONIO CALMON DE ARAUJO MARINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CALMON DE ARAUJO MARINHO
DATA: 26/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula PPGCEM
TÍTULO:

Efeito da adição de grafite expandido por microondas nas propriedades térmicas, elétricas e mecânicas de nanocompósitos de matriz epóxi.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanocompósitos, nanografita, epóxi, grafite expandido, microondas


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
RESUMO:

Nanocompósitos a base de resina epóxi e nanografita foram fabricados por mistura de alto cisalhamento, com concentrações de 1% e 2% p/p de reforço. A nanografita foi obtido através de tratamentos: químico (intercalação ácida), térmico (expansão por microondas) e físico (esfoliação por ultrassom). O comportamento mecânico e térmico dos materiais obtidos foi analisado em função da porcentagem de reforço. Com base nos ensaios mecânicos observou-se que os nanocompósitos a base de grafita apresentaram resistência à tração e um alongamento final maiores do que o polímero puro. A adição de nanografita causou uma diminuição da densidade relativa do polímero. A partir dos resultados da análise térmica mostrou-se que o aumento da concentração de nanografita no material aumentou os valores médios de condutividade e difusividade térmica, além disso, os valores médios de resistência e capacidade térmica diminuíram. A combinação dessas propriedades resultou na redução da capacidade de isolação térmica do epóxi. Apesar do incremento dos valores obtidos para as propriedades térmicas, o mesmo não foi observado para o comportamento elétrico do material, visto que não foi registrada nenhuma alteração das características V x I das amostras. Os valores obtidos das temperaturas de transição vítrea (Tg) dos materiais compósitos foram inferiores ao do polímero puro e não houve variação significativa desse valor com o aumento da concentração de reforço.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo ao Programa - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Externo à Instituição - JOHN EDWARD NEIRA VILLENA - CTGás
Presidente - 1202134 - JOSE DANIEL DINIZ MELO
Notícia cadastrada em: 24/02/2014 12:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao