Banca de DEFESA: RANULFO FIEL PEREIRA PESSOA DE CARVALHO

DISCENTE: RANULFO FIEL PEREIRA PESSOA DE CARVALHO
DATA: 16/04/2013
LOCAL: CONSEC - CCS

Limiar e tolerância à dor em mulheres com fibromialgia: correlação com a capacidade funcional, qualidade do sono e força muscular.

Fibromialgia, limiar de dor, tolerância à dor, força de preensão manual.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O objetivo deste estudo foi avaliar o limiar e a tolerância à dor em mulheres com fibromialgia e mulheres saudáveis, correlacionando com capacidade funcional, qualidade do sono e força de preensão manual. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal realizado na Universidade Potiguar e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Setenta e duas mulheres foram divididas em dois grupos: grupo com fibromialgia (GF, n = 40) e grupo controle (GC, n = 32) sem os sintomas, pareadas por idade e índice de massa corporal. Dois questionários foram usados para medir capacidade funcional (Fibromyalgia Impact Questionnaire – FIQ) e qualidade do sono (Pittsburgh Sleep Quality Index - PSQI). Para medir limiar e tolerância à dor foi utilizado um algômetro de pressão e para determinar força foi usado um dinamômetro de pressão manual. Na análise estatística o teste T de Student foi usado para comparar grupos e o coeficiente de correlação de Spearman foi usado no GF para correlacionar limiar e tolerância à dor com as demais medidas. O GF mostrou piores resultados nas medianas comparado ao GC: limiar de dor 2 kg/cm2 contra 5,5 kg/cm2 (p <0,001), tolerância à dor 2,8 kg/cm2 contra 7,2 kg/cm2 (p <0,001) e força de preensão manual 14,5 kgf contra 25,2 kgf (p <0,001). Adicionalmente os dois questionários apresentaram resultados piores no GF também: FIQ 65 vs 14,3 (p <0,001) e o PSQI 13 vs 5 (p <0,001). No GF foi observada correlação negativa tanto entre o limiar de dor quanto a tolerância à dor com os escores do FIQ e do PSQI. No GF foram observadas correlações positivas tanto entre o limiar de dor (p <0,01) quanto tolerância à dor (p <0,01) com força de preensão manual. É possível concluir que limiar de dor e tolerância à dor parecem estar correlacionados com capacidade funcional, qualidade do sono e força de preensão manual em mulheres com fibromialgia.

Externo à Instituição - ALESSANDRA SOUSA BRAZ - UFPB
Externo ao Programa - 1640243 - ALEXANDRE HIDEKI OKANO