Banca de DEFESA: JOSE HIPOLITO DANTAS JUNIOR

DISCENTE: JOSE HIPOLITO DANTAS JUNIOR
DATA: 20/12/2012
LOCAL: Auditório da Mariano Coelho, IV subsolo HUOL

ANÁLISE DE PARÂMETROS DA FUNÇÃO REPRODUTIVA MASCULINA APÓS PERDA PONDERAL INDUZIDA PELA CIRURGIA BARIÁTRICA

Infertilidade masculina, cirurgia bariátrica, testosterona, obesidade mórbida, Y-em-Roux

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A obesidade mórbida, assim como outras formas de obesidade vem tomando proporções preocupantes em todo o planeta, em especial nos países ricos e desenvolvidos ao tempo que a cirurgia bariátrica, forma mais eficaz de tratamento, começa a ser analisada quanto a possíveis alterações na capacidade reprodutiva humana. Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi avaliar a função reprodutiva através de exames laboratoriais de um grupo de homens obesos mórbidos, antes e após 6 meses de cirurgia, verificando possíveis alterações decorrentes de acentuada perda ponderal. Metodologia: Foram analisados 8 homens com idades entre 18 e 40 anos, sem outros fatores de infertilidade que não fossem associados a obesidade. Todos colheram amostras sanguíneas para dosagens de testosterona total(TT), FSH, LH e amostras de sêmen para análise. Resultados: Decorridos seis meses do tratamento cirúrgico, a perda ponderal foi analisada através da média daredução do IMC de 48,3 kg/m2 para 35,5 kg/m2(p=0,02). Analisando as medianas das prova laboratoriais, antes e seis meses após, houve uma elevação significativa apenas da TT(177ng/dL para 448ng/dL,p=0,01). Não houve alterações significativas do FSH (2,71 mIU/ml para 3,45 mIU/ml, p=0,65), LH (4,70 mIU/ml para 3,13 mIU/ml, p=0,31), concentração espermática (37milhões/ml para 32,2milhões/ml, p=0,76) e motilidade A+B (50 para 50, p=0,89). Conclusão: A intensa redução ponderal decorrente da cirurgia bariátrica em obesos mórbidos parece levar a uma elevação satisfatória da testosterona total, sem alterações nas demais provas de avaliação reprodutiva. Serão necessários mais estudos e com maiores casuísticas.

Externo à Instituição - ARLINDO MONTEIRO DE CARVALHO JUNIOR - UFPB
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO