Banca de QUALIFICAÇÃO: KERGINALDO PAULO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KERGINALDO PAULO TORRES

DATA: 22/11/2010

LOCAL: Sala 05, Departamento de Fisioterapia - UFRN

OBESIDADE / SOBREPESO E SUA ASSOCIAÇÃO COM DEMAIS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA METRÓPOLE DO NORDESTE DO BRASIL

Obesidade, sobrepeso, Adolescentes, Fatores de Risco, Pressão Arterial, Diabete.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

FUNDAMENTO: Estudos têm demonstrado elevada prevalência de obesidade e outros fatores de risco cardiovascular  em adolescentes, entretanto, é possível que esses fatores de risco tenham comportamento diferente em localidades diversas.  OBJETIVO Examinar prevalência do sobrepeso/obesidade e sua associação com outros fatores de risco cardiovasculares, em adolescentes, da cidade do Natal -  Brasil. MÉTODOS  Estudo observacional, com 626 adolescentes de ambos os sexos. Estudou-se as variáveis: gênero, idade, cor, peso, estatura, índice de massa corporal, relação cintura/quadril, escolaridade, renda familiar, hábitos de vida,  história familiar, pressão arterial, perfil lipídico, glicose e insulina de jejum e pós dextrosol. RESULTADOS                    Estudados 273 (43,6%) adolescentes do sexo masculino e 353 (56,4%) feminino, destacando-se a cor parda. A escolaridade predominante foi ensino fundamental,  prevalecendo jovens de  baixa renda.  12,4% dos homens e 13,0% das mulheres apresentavam obesidade.  A relação cintura quadril apresentou-se mais elevada nas mulheres. Os  percentiis de PAS (pressão  sistólica) e PAD (pressão diastólica)  ≥95 estavam presentes em 20 % e 16,2 % dos  obesos e sobrepeso respectivamente.  O experimento / uso do tabaco correspondeu a 25% da amostra. Nas dosagens laboratoriais, colesterol total,  triglicerídios e  HOMA-RI  alterados tiveram prevalência maior nas mulheres. Idade, renda familiar, percentil de PAS, história familiar de hipertensão e obesidade, triglicerídios, HDL colesterol, e HOMA-RI mostraram-se associados  com o sobrepeso/obesidade. A Obesidade familiar foi relatada por mais de 30 % da amostra. CONCLUSÃO Concluímos que a prevalência de fatores de risco cardiovascular em Natal – Brasil  se constitui em grave problema de saúde pública.

Externo ao Programa - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO FERREIRA
Externo ao Programa - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Presidente - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Notícia cadastrada em: 23/11/2010 08:15