Banca de DEFESA: EWERTON DANTAS CORTÊS NETO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EWERTON DANTAS CORTÊS NETO

DATA: 29/07/2010

LOCAL: Sala do CONSEC

PRÁTICA DESPORTIVA E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS DO BAIRRO DE NOVA DESCOBERTA – NATAL / RN

educação, avaliação, saúde (fonte: DECS)

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Educação Física

Objetivos: O presente estudo teve o objetivo de analisar a contribuição das práticas desportivas para as crianças participantes em programas sociais. Método: Trata-se de pesquisa de natureza descritiva. A amostra foi composta por 51 participantes do Projeto Nova Descoberta, com faixa etária entre 8 a 17 anos, do sexo masculino (n=29) e feminino (n=22). Como instrumento foi aplicado uma entrevista semi-aberta com 10 itens em um período de dois anos consecutivos (2007 e 2008) com as crianças e adolescentes, além dos dados documentais nas escolas conveniadas do Projeto. Resultados: O desempenho dos participantes nos grupos aderentes e não aderentes em termos de rendimento escolar no ano de 2007 não apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05). Observou-se diferença significativa (p<0,05) na disciplina de Português quando da comparação entre os grupos, com média maior para os alunos aderentes no ano 2008. Discussão: Diante do contexto encontrado nos projetos esportivos sociais, surge uma série de indicadores que contribuiriam para uma avaliação da validade da proposta com fidedignidade. A manifestação de outras características no ambiente pode estar interferindo na participação e no envolvimento em atividade física, e conseqüentemente, na situação saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Conclusão: Verificou-se que indicadores de desempenho escolar podem ser tomados em conjunto com demais elementos como desenvolvimento de habilidades, participação em outras atividades, motivação para as atividades, comportamento e atitudes tanto na casa dos participantes como na escola, para avaliação mais ampla e efetiva de projetos sociais.

Presidente - 012.331.574-34 - FRANCISCO IVO DANTAS CAVALCANTI
Externo ao Programa - 347510 - MARCOS AURELIO DE ALBUQUERQUE COSTA