Banca de DEFESA: VIVIANE BRITO NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE BRITO NOGUEIRA
DATA : 15/06/2023
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/afk-htfc-fkm

SAÚDE MULTIFACETADA NO RN: DE UMA DOENÇA RARA À EDUCAÇÃO

Lipodistrofia generalizada congênita; Leishmania infantum; AGPAT2; BSCL2; alfabetização digital; saúde e educação

Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) continuam sendo um problema de saúde pública no Brasil. Doenças raras de causa genética se assemelham às DTNs, devido ao baixo interesse da indústria farmacêutica e ao número pequeno de pessoas afetadas para justificar o investimento em pesquisa clínica. Ambas representam um desafio significativo para a saúde pública global, onde a promoção da saúde integral necessitam ser compreendidos como um fenômeno multifacetado, incluindo a educação. Uma dessas doenças raras, a lipodistrofia generalizada congênita (CGL), é caracterizada por comprometimento grave do tecido adiposo. Mundialmente acomete 3 casos/milhão, mas está presente de forma significativa no Rio Grande do Norte (RN), com 32,3 casos/milhão. Diante disso, esta tese contém duas abordagens (dividida em dois artigos): (1) o estudo de células isoladas de indivíduos com CGL a fim de examinar se a disruptura do metabolismo lipídico influencia na infecção de patógenos intracelulares, usando Leishmania infantumcomo modelo, agente causal da DTN leishmaniose visceral, e (2) o estudo de intervenção em alfabetização digital para auxiliar, em última instância, no combate das DTNs no RN e assim trazer uma proposta de educação como fator de transformação em saúde. Artigo (1) A análise de RNA-seq para macrófagos derivados de monócitos de indivíduos com CGL mostrou uma assinatura transcriptômica discernível associada ao comprometimento do tráfego de membrana ao responder à infecção in vitro por L. infantum. L. infantum também apresentou mudanças em sua expressão gênica para genes relacionados à interação membranar, como a diminuição da expressão de amastinas. Conclui-se que há disruptura na resposta à infecção nas células CGL por patógenos intracelulares e que as vias candidatas para explicar essa disruptura estão relacionadas ao tráfego membranar (endocitoses), metabolismo de colágeno (fibrose), sinapse imunológica e biossíntese irregular de fosfoglicerídeos, principalmente, fosfatidilinositol. Este trabalho aponta que a infecção in vitro de células CGL pode ser uma abordagem-modelo para estudar o metabolismo lipídico e sua relação com processos infecciosos. Artigo (2) Cerca de metade da população mundial continua sem acesso à internet ou sem habilidades digitais essenciais. A intervenção educacional de 8 aulas com foco em tecnologia digital, cultura digital e pensamento computacional foi realizada em Pureza/RN. Apesar de alguns alunos não terem tido contato prévio com computadores, suas competências digitais aumentaram ao longo das aulas, independentemente da renda familiar e da cultura digital em casa. Os alunos melhoraram progressivamente sua interação com o computador e sua autoconfiança no ambiente digital. Suas pontuações na avaliação de lógica/matemática mostraram uma melhora significativa nessas habilidades. Isso não foi observado no grupo controle, demonstrando a importância desta intervenção. Aqui, apresenta-se uma solução viável para a lacuna digital em que crianças vivem, com um potencial ganho de oportunidades em seu futuro. A educação digital pode ser um meio eficaz para melhorar o acesso a informações sobre doenças e prevenção, além de fornecer treinamento para profissionais de saúde locais. Portanto, esta tese contribui para a produção científica das doenças negligenciadas e raras, e também para a educação digital inclusiva em uma região endêmica para DTNs.

Interno - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO
Externa ao Programa - 1871878 - KERSTIN ERIKA SCHMIDT - nullExterna à Instituição - REGINA PEKELMANN MARKUS - USP
Externa à Instituição - SANTUZA MARIA RIBEIRO TEIXEIRA - UFMG
Presidente - 350647 - SELMA MARIA BEZERRA JERONIMO