Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUISA NOBRE MEDEIROS E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUISA NOBRE MEDEIROS E SILVA
DATA : 11/04/2022
HORA: 17:00
LOCAL: DEFESA REMOTA - meet.google.com/ham-fcqn-zxw
TÍTULO:

NAVEGAÇÃO GUIADA POR IMAGEM NA CIRURGIA ENDOSCÓPICA ENDONASAL EM PACIENTES COM RINOSSINUSITE CRÔNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE


PALAVRAS-CHAVES:

Sinusite, Procedimentos Cirúrgicos Nasais, Cirurgia Assistida por Computador, Revisão Sistemática


PÁGINAS: 21
RESUMO:

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo comparar a qualidade de vida e as complicações da cirurgia endoscópica nasossinusal (CSE) com e sem cirurgia guiada por imagem (CGI) em pacientes com rinossinusite crônica (RSC).

Fontes de dados: PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, Scielo, Cochrane Central Register of Controlled Trials, LILACS e Clinicaltrials.gov.

Métodos de Revisão: Uma estratégia de busca foi usada para recuperar ensaios clínicos comparando qualidade de vida e complicação de ESS com e sem IGS de bancos de dados. Dois autores independentes examinaram e selecionaram os artigos por título, resumo e texto completo para atender aos critérios de elegibilidade. A síntese dos dados foi realizada utilizando o software Review Manager V.5.4.1. Itens Relatados Preferidos para Revisão Sistemática e Meta-Análise foram seguidos. O método de Avaliação, Desenvolvimento e Avaliação de Classificação de Recomendações avaliou a força da evidência.

Resultados: 3.281 artigos foram recuperados pela estratégia de busca nas bases de dados. Seis estudos preencheram os critérios de inclusão e cinco puderam ser combinados por meta-análise. IGS mostrou eficiência melhorada na abertura dos seios paranasais doentes em comparação com ESS convencional (RR: 0,19; intervalo de confiança de 95% [CI], 0,04-0,85; p = 0,03). Há uma tendência de redução de complicações com IGS, embora não tenha alcançado significância estatística.

Conclusão: A IGS é uma importante ferramenta que ajuda a melhorar os resultados e aumentar a segurança da ESE em pacientes com RSC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo ao Programa - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 17:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao