Banca de DEFESA: ADRIANO LUIS DE CARVALHO ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO LUIS DE CARVALHO ARAUJO
DATA : 21/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/kmy-cmwv-fpy
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO CLÍNICA DE UM SOFTWARE PARA MEDIÇÃO AUTOMATIZADA DA DENSIDADE MAMÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Densidade mamária, medição automatizada, mamografia, câncer, confiabilidade


PÁGINAS: 7
RESUMO:

Introdução: A densidade mamária à mamografia é um importante preditor de câncer de mama, mas sua mensuração apresenta limitações relacionadas à subjetividade da avaliação visual ou ao difícil acesso aos métodos de mensuração volumétrica automática. Aqui, descrevemos o projeto e a validação clínica do Aguida, um programa de software para quantificação automática da densidade mamária a partir de imagens de mamografia plana.

Materiais e métodos: O software foi desenvolvido em MatLab. Após a segmentação da imagem separando o pano de fundo da imagem da mama, o operador posiciona um cursor definindo uma região de interesse no músculo peitoral maior, a partir da visão oblíqua médio-lateral. Em seguida, na visão craniocaudal, o limiar de separação do tecido denso é baseado na densidade óptica do músculo peitoral, e a proporção do tecido denso é calculada pelo programa. Mamografias obtidas em 2 ocasiões diferentes em 291 mulheres foram utilizadas para avaliação clínica.

Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) entre as medidas de densidade mamária pelo software e pelo radiologista foi de 0,96, com viés de apenas 0,67 pontos percentuais e limite de concordância de 95% de 13,5 pontos percentuais; o ICC foi de 0,94 na avaliação da confiabilidade interobservador por dois radiologistas com experiências diferentes; e o ICC foi de 0,98 na avaliação da confiabilidade intraobservador. A distribuição entre as classes de densidade ficou próxima dos valores obtidos com o software volumétrico.

Conclusões: A medida da densidade mamária com o programa Aguida a partir de imagens de mamografia plana mostrou alta concordância com a determinação visual dos radiologistas e alta confiabilidade inter e intraobservador.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 1048067 - ANTONIO MANUEL GOUVEIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FRANKLIN DE FREITAS TERTULINO
Notícia cadastrada em: 11/12/2020 18:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao